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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MACHADO, CLEYTON | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BITTENCOURT, JANE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-08-02T16:50:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-08-02T16:50:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Cleyton Machado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174782 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Entender como se processam as relações de opressão na sociedade, através da prática educativa dialogal, como proposta por Paulo Freire, implica em estabelecer uma relação constante e dinâmica entre os sujeitos, no sentido de buscar a interação de diferentes conhecimentos possíveis de vários lugares e épocas. Acreditamos que práticas teatrais possam colaborar fundamentalmente com esse processo, por expandirem as possibilidades de ação didática. O Teatro do Oprimido proposto por Augusto Boal visa dar um sentido profundamente social para tais práticas, em que o sujeito tem a oportunidade de questionar a si mesmo e o mundo, tanto no presente quanto em relação ao passado. Quando direcionamos esses subsídios ao ensino de História, percebemos o quanto a habilidade de considerar a relação dos agentes históricos com os elementos do seu tempo pode proporcionar uma rica integração das propostas dos autores aqui discutidos, assim como oportunizar o diálogo com o conhecimento histórico no processo educacional. Buscamos, através deste estudo prático e investigativo, analisar as potencialidades de práticas teatrais associadas ao ensino de História. Particularmente utilizamos a ditadura civil-militar brasileira como base temática, e investigamos seu ensino tendo por base o conceito de empatia histórica. Para tanto, no primeiro capítulo, analisamos algumas contribuições de Augusto Boal e Paulo Freire que serviram de base para este estudo; no segundo capítulo, apresentamos o conceito de empatia histórica e discutimos suas possíveis ligações com as práticas teatrais; no capítulo seguinte são discutidos os resultados das práticas teatrais implementadas à luz das análises teóricas realizadas. Com este estudo, além de entender como se processa o pensamento histórico dos estudantes, partindo do tema proposto, buscou-se também oferecer mecanismos para o seu aperfeiçoamento. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 745 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações de opressão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas teatrais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Empatia histórica | pt_BR |
| Título: dc.title | PRÁTICAS TEATRAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: contribuições de Augusto Boal e Paulo Freire | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Final CLEYTON MACHADO.pdf | Este trabalho é o resultado final da dissertação de Cleyton Machado sobre a relação entre teatro e ensino de História | 744,98 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/174782/2/Dissertação Final CLEYTON MACHADO.pdfDownload |
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