À LUTA CAMARADAS! A GREVE GERAL DE 1917 – SÃO PAULO: ENSINO DE HISTÓRIA E ANÁLISES DE CONJUNTURA ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO MODERNO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBERNARDES, Mateus Pinho-
Autor(es): dc.contributor.authorREIS, Carlos Eduardo dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-08-02T17:53:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-08-02T17:53:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Mateus Bernardespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174763-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação trata das possibilidades de se ensinar história por meio de um jogo de tabuleiro moderno sobre a “Greve Geral de 1917” de São Paulo. Com base em pesquisas acerca da relação entre jogos e ensino, desenvolveu-se um “jogo temático” sobre aquele período histórico, em um formato viável de reprodução e utilização em sala de aula. O jogo tem por propósito desenvolver o conceito de temporalidade junto aos estudantes, bem como possibilitar o reconhecimento de diferentes grupos e classes sociais que se inter-relacionam de distintas maneiras. A imersão naquele tempo histórico ocorre por uma mecânica que privilegia as categorias de análises de conjuntura, adotadas como forma de explicitar que as avaliações e escolhas dos estudantes-jogadores tem consequências no desenvolvimento da partida e, que tal qual, a história não é obra do acaso, mas resultado da ação de sujeitos históricos. Com uma estrutura cooperativa, o jogo estimula a sociabilidade entre os estudantes e desenvolve a empatia com relação a outros sujeitos históricos – no caso, os grevistas da Greve Geral de 1917 de São Paulo que, ao se converterem em personagens do jogo estimulam o exercício de “colocar-se no lugar do outro”. Através destes elementos pretende-se conferir inteligibilidade ao processo histórico e explicitar a validade em se estudar a história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6285 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo de tabuleiro moderno (boardgame).pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemporalidades.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de conjunturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGreve Geral de 1917 – São Paulo.pt_BR
Título: dc.titleÀ LUTA CAMARADAS! A GREVE GERAL DE 1917 – SÃO PAULO: ENSINO DE HISTÓRIA E ANÁLISES DE CONJUNTURA ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO MODERNOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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jogo de tabuleiro À LUTA CAMARADAS! A GREVE GERAL DE 1917 _.zipEssa pasta contém arquivos que fazem parte da proposta de jogo didático de Mateus Pinho Bernardes e que possibilitam a reprodução do jogo para a sala de aula.25,38 MBUnknown/bitstream/capes/174763/3/jogo de tabuleiro À LUTA CAMARADAS! A GREVE GERAL DE 1917 _.zipDownload

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