Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BERNARDES, Mateus Pinho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | REIS, Carlos Eduardo dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-08-02T17:53:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-08-02T17:53:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Mateus Bernardes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174763 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação trata das possibilidades de se ensinar história por meio de um jogo de tabuleiro moderno sobre a “Greve Geral de 1917” de São Paulo. Com base em pesquisas acerca da relação entre jogos e ensino, desenvolveu-se um “jogo temático” sobre aquele período histórico, em um formato viável de reprodução e utilização em sala de aula. O jogo tem por propósito desenvolver o conceito de temporalidade junto aos estudantes, bem como possibilitar o reconhecimento de diferentes grupos e classes sociais que se inter-relacionam de distintas maneiras. A imersão naquele tempo histórico ocorre por uma mecânica que privilegia as categorias de análises de conjuntura, adotadas como forma de explicitar que as avaliações e escolhas dos estudantes-jogadores tem consequências no desenvolvimento da partida e, que tal qual, a história não é obra do acaso, mas resultado da ação de sujeitos históricos. Com uma estrutura cooperativa, o jogo estimula a sociabilidade entre os estudantes e desenvolve a empatia com relação a outros sujeitos históricos – no caso, os grevistas da Greve Geral de 1917 de São Paulo que, ao se converterem em personagens do jogo estimulam o exercício de “colocar-se no lugar do outro”. Através destes elementos pretende-se conferir inteligibilidade ao processo histórico e explicitar a validade em se estudar a história. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6285 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo de tabuleiro moderno (boardgame). | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temporalidades. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de conjuntura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Greve Geral de 1917 – São Paulo. | pt_BR |
Título: dc.title | À LUTA CAMARADAS! A GREVE GERAL DE 1917 – SÃO PAULO: ENSINO DE HISTÓRIA E ANÁLISES DE CONJUNTURA ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO MODERNO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Final Biblio Formato A5 MATEUS BERNARDES.pdf | 6,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/174763/2/Dissertação Final Biblio Formato A5 MATEUS BERNARDES.pdfDownload | |
jogo de tabuleiro À LUTA CAMARADAS! A GREVE GERAL DE 1917 _.zip | Essa pasta contém arquivos que fazem parte da proposta de jogo didático de Mateus Pinho Bernardes e que possibilitam a reprodução do jogo para a sala de aula. | 25,38 MB | Unknown | /bitstream/capes/174763/3/jogo de tabuleiro À LUTA CAMARADAS! A GREVE GERAL DE 1917 _.zipDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons