O SAMBA PEDE PASSAGEM: O USO DOS SAMBAS-ENREDO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Fabiolla Falconi-
Autor(es): dc.contributor.authorHabkost, Nestor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-08-02T16:38:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-08-02T16:38:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Fabiolla Falconi Vieirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174762-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta metodológica de Ensino de História refletindo sobre o uso de dois sambas-enredo, sendo um da escola Os Protegidos da Princesa, que retrata os cem anos da Guerra do Contestado em Santa Catarina, e outro da Escola de Samba Embaixada Copa Lord, que aborda aspectos históricos da rua Felipe Schmidt e sua relação com o centro da cidade de Florianópolis. Nesse sentido, trabalha-se na perspectiva do uso de fontes históricas no Ensino de História, como meio de problematizar as questões pertinentes a produção e difusão de discursos históricos presentes em nossa sociedade, e construir, junto aos alunos, narrativas históricas elaboradas, por meio da pesquisa histórica. A metodologia de ensino apresentada traz uma sequência didática elaborada a partir da reflexão e da proposta de análise de um conjunto de fontes históricas – fontes escritas, fontes orais, fontes iconográficas, fontes musicais – e da inter-relação entre elas. Assim, apresentam-se neste trabalho as discussões teórico-metodológicas acerca da construção dessa metodologia e o material didático produzido a partir dela. Esse material contém um Guia do Professor, que apresenta as sequências didáticas elaboradas a partir da análise dos sambas. Como apêndice, encontra-se um CD contendo todas as fontes históricas escolhidas para serem trabalhadas nas sequências didáticas e o Diário de Experimentações, criado para ser utilizado pelos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19.901 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSambas-enredo;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFontes Históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa Históricapt_BR
Título: dc.titleO SAMBA PEDE PASSAGEM: O USO DOS SAMBAS-ENREDO NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistória- UFSCpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação Final FABIOLLA VIEIRA FALCONI.pdfEste trabalho apresenta o resultado da dissertação de Fabiolla Falconi Vieira- No final do arquivo encontra-se um guia destinado ao professor em que a autora apresenta uma metodologia de trabalho com Sambas Enredo no Ensino de História19,9 MBAdobe PDF/bitstream/capes/174762/2/Dissertação Final FABIOLLA VIEIRA FALCONI.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons