Ensino-Aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos: Uma proposta didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAMENDOLA, Orlando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-08-01T19:37:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-08-01T19:37:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherEnsino-Aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos: Uma proposta didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174742-
Resumo: dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos no Brasil é,de longa data, alvo das preocupações do Estado e da sociedade. Para além das questões que norteiam a educação escolar de um modo geral, a modalidade EJA apresenta especificidades, sendo uma delas, talvez a mais relevante, o fato dos estudantes em sua maioria serem trabalhadores, portanto, já circunscritos nos direitos e deveres atribuídos aos cidadãos brasileiros. A constatação da precariedade com a qual esses sujeitos lidam com o exercício da cidadania e com a noção de democracia, dentre outras coisas, levaram-me à idealização e elaboração de material didático aqui definido como Sequência Didática Problematizadora. O material didático está apresentado na forma de uma sequência de aulas em que são propostos a leitura de textos, a análise de matérias jornalísticas e letras de músicas, além de atividades visando aprofundamento e fixação do conhecimento. Para a elaboração do material didático, fez-se a opção por recorte cronológico da História recente do Brasil. Trata-se do período final da ditadura civil-militar para transição do período democrático contemporâneo da história brasileira. Dessa forma estabeleceu-se o período cronológico de 1979 - 1989.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent221 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagem de História;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRedemocratizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleEnsino-Aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos: Uma proposta didáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons