Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AMENDOLA, Orlando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-08-01T19:37:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-08-01T19:37:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino-Aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos: Uma proposta didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174742 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos no Brasil é,de longa data, alvo das preocupações do Estado e da sociedade. Para além das questões que norteiam a educação escolar de um modo geral, a modalidade EJA apresenta especificidades, sendo uma delas, talvez a mais relevante, o fato dos estudantes em sua maioria serem trabalhadores, portanto, já circunscritos nos direitos e deveres atribuídos aos cidadãos brasileiros. A constatação da precariedade com a qual esses sujeitos lidam com o exercício da cidadania e com a noção de democracia, dentre outras coisas, levaram-me à idealização e elaboração de material didático aqui definido como Sequência Didática Problematizadora. O material didático está apresentado na forma de uma sequência de aulas em que são propostos a leitura de textos, a análise de matérias jornalísticas e letras de músicas, além de atividades visando aprofundamento e fixação do conhecimento. Para a elaboração do material didático, fez-se a opção por recorte cronológico da História recente do Brasil. Trata-se do período final da ditadura civil-militar para transição do período democrático contemporâneo da história brasileira. Dessa forma estabeleceu-se o período cronológico de 1979 - 1989. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 221 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e Aprendizagem de História; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Redemocratização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino-Aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos: Uma proposta didática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons