A pegada doméstica e o uso racional da água

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARTIRANI, Laura Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorBELTRAME, Murilo-
Autor(es): dc.contributor.authorBONZANINI, Taitiâny Karita-
Autor(es): dc.contributor.authorCRUZ Jr., Romildo Benicio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-07-16T20:34:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-07-16T20:34:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-20-
identificador: dc.identifier.otherManual do Professorpt_BR
identificador: dc.identifier.otherBanner com link de acessopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174682-
Resumo: dc.description.abstract“A pegada doméstica e o uso racional da água” é um ambiente virtual de aprendizagem gamificado, que foi desenvolvido para ser aplicado, preferencialmente, em contexto escolar junto a alunos do 6o. ano do Ensino Fundamental. A plataforma contém um conjunto de 14 módulos, que abordam os seguintes temas: 1) A água no planeta, 2) Água e saúde, 3) Bacia hidrográfica e cobertura vegetal, 4) Captação de água da chuva, 5) Consumo doméstico, 6) Consumo virtual, 7) Conta de água, 8) Efluentes líquidos, 9) Esgoto doméstico I, 10) Esgoto doméstico II, 11) Esgoto doméstico III, 12) Eutrofização; 13) E.T.A (Estação de Tratamento da água) e 14) E.T.E. (Estação de Tratamento do Esgoto). O ambiente emprega um sistema de atribuição de pontos na forma de litros de água, como forma de estímulo e feedback para a execução dos módulos e exercícios. Cada módulo tem uma meta de pontuação e um número específico de exercícios, e pode ser feito de forma independente, sendo possível executar apenas os módulos que forem de interesse do professor e/ou alunos. O ambiente como um todo contém 503 páginas, 94 exercícios e dez vídeos. Os conteúdos foram trabalhados de forma inter e multidisciplinar, dentro de uma abordagem construtivista, com enfoque na Educação Ambiental, , com temas das áreas de ciências, matemática, geografia e língua portuguesa. Os conteúdos são apresentados por um personagem chamado "Mundinho", e a linguagem empregada compreende uma comunicação visual inspirada nas histórias em quadrinhos. Os textos são curtos, fáceis de ler e de entender e o tempo de execução de um módulo varia de 20 a 50 minutos. É indicado para uso escolar em laboratórios de informática e com supervisão do professor, e como tarefa a ser executada em casa, considerando-se\a execução de módulos complementares. O sistema encontra-se disponível na Internet e para acessá-lo é necessário fazer um cadastro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,6MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeJpeg - folheto de divulgação com link de acesso ao ambiente virtualpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf - Manual do professorpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectÁguapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUso racionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsumo domésticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAgua virtualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiclo hidrológicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPoluição da águapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTratamento da águapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBacia hidrográficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConservação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConta de águapt_BR
Título: dc.titleA pegada doméstica e o uso racional da águapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeplanilhapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Fundamental IIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiências, Biologia, Geografia, Educação ambientalpt_BR
Aparece nas coleções:Imagens


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons