Alfabetização e letramento: múltiplas perspectivas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Piauípt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTargino, Maria das Graças-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Evana Mairy Pereira de Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Maria Fátima Paula dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-07-10T18:13:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-07-10T18:13:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-10-
identificador: dc.identifier.otherAlfabetização e letramento 10 jul. 207pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174662-
Resumo: dc.description.abstractA publicação em pauta, “Alfabetização e letramento: múltiplas perspectivas” representa mais um produto que emana do Centro de Educação Aberta a Distância (CEAD) / Universidade Aberta do Brasil (UAB) / Universidade Federal do Piauí (UFPI). Trata-se de publicação organizada pelas coordenadoras do Curso, Maria das Graças Targino e Evana Mairy Pereira de Araújo Silva em parceria com Maria Fátima Paula dos Santos, tutora a distância no decorrer de toda a jornada do Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento ou, simplesmente, Curso ALFA. Reúne textos representativos dos sete municípios piauienses engajados no Curso ALFA – Campo Maior, Gilbués, Inhuma, Luzilândia, Monsenhor Gil, Simplício Mendes e Oeiras – e atesta a possibilidade de explorar, a partir de uma temática geral, facetas múltiplas que representem bem a relevância da alfabetização e do letramento na sociedade da informação. Sob esta ótica, além do capítulo-abertura de uma das organizadoras e do brilhante prefácio do Professor Doutor em Educação e em Linguística, o cubano Osvaldo Nilo Balmaseda Neyra, os 10 outros textos da autoria de 20 alunos são bastante interessantes. Estão em pauta o letramento digital e a força das tecnologias; a relevância da conjunção família x escola; as cantigas de roda; o valor da inserção da literatura (fantástica ou não) e da poesia no processo de alfabetização e de letramento; os ditames do preconceito linguístico; e as discussões que circundam a pichação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,07 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento.pt_BR
Título: dc.titleAlfabetização e letramento: múltiplas perspectivaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Especialização em Alfabetização e Letramentopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAlfabetização e letramento: concepções, metodologias e práticaspt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons