Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Targino, Maria das Graças | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Evana Mairy Pereira de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Maria Fátima Paula dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-07-10T18:13:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-07-10T18:13:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Alfabetização e letramento 10 jul. 207 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174662 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A publicação em pauta, “Alfabetização e letramento: múltiplas perspectivas” representa mais um produto que emana do Centro de Educação Aberta a Distância (CEAD) / Universidade Aberta do Brasil (UAB) / Universidade Federal do Piauí (UFPI). Trata-se de publicação organizada pelas coordenadoras do Curso, Maria das Graças Targino e Evana Mairy Pereira de Araújo Silva em parceria com Maria Fátima Paula dos Santos, tutora a distância no decorrer de toda a jornada do Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento ou, simplesmente, Curso ALFA. Reúne textos representativos dos sete municípios piauienses engajados no Curso ALFA – Campo Maior, Gilbués, Inhuma, Luzilândia, Monsenhor Gil, Simplício Mendes e Oeiras – e atesta a possibilidade de explorar, a partir de uma temática geral, facetas múltiplas que representem bem a relevância da alfabetização e do letramento na sociedade da informação. Sob esta ótica, além do capítulo-abertura de uma das organizadoras e do brilhante prefácio do Professor Doutor em Educação e em Linguística, o cubano Osvaldo Nilo Balmaseda Neyra, os 10 outros textos da autoria de 20 alunos são bastante interessantes. Estão em pauta o letramento digital e a força das tecnologias; a relevância da conjunção família x escola; as cantigas de roda; o valor da inserção da literatura (fantástica ou não) e da poesia no processo de alfabetização e de letramento; os ditames do preconceito linguístico; e as discussões que circundam a pichação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,07 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento. | pt_BR |
Título: dc.title | Alfabetização e letramento: múltiplas perspectivas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Alfabetização e letramento: concepções, metodologias e práticas | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Alfabetização e letramento 10 jul. 2017.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/174662/2/Alfabetização e letramento 10 jul. 2017.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons