O ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental: as políticas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a perspectiva do multiculturalismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Raquel Brayner da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-07-04T14:18:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-07-04T14:18:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental: as políticas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a perspectiva do multiculturalismopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174624-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação analisou a importância do ensino de História nos anos iniciais, do ensino fundamental, tendo como foco as políticas públicas educacionais da prefeitura do Rio de Janeiro elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação. O ensino da disciplina História continua, institucionalmente, fazendo parte da grade curricular dos anos iniciais e das orientações curriculares nacionais e municipais. No entanto, a análise empreendida neste trabalho mostra que as políticas da Secretaria Municipal de Educação, implementadas nos últimos 20 anos, têm promovido um progressivo afastamento da disciplina História das salas de aula e do currículo em ação dos professores generalistas, por conta de um ensino voltado para disciplinas que participam de avaliações externas como Língua Portuguesa, Ciências e Matemática. Por isso, as potencialidades do ensino de História nos anos iniciais se encontram fortemente limitadas. Na tentativa de buscar espaços para essas potencialidades, foram examinados materiais didáticos, da própria SME, que possam ajudar o professor generalista a trabalhar de maneira prática com seus alunos a disciplina História, ampliando sua visão de mundo. O material analisado foi a Plataforma Digital Educopédia numa perspectiva multicultural, sobretudo aulas dos 4° e 5° anos relacionadas a identidade, diversidade, diferença e cultura. Algumas propostas foram elaboradas em apoio as aulas da Educopédia, já que o material, em sua aplicabilidade, demonstrou certa dificuldade de seguir os conceitos divulgados e de desenvolver no aluno as noções de sujeito da história e pluralidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,12MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducopédiapt_BR
Título: dc.titleO ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental: as políticas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a perspectiva do multiculturalismopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação Raquel Brayner da Silva.pdfDissertação em Ensino de História – ProfHistória – UFRJ, 20162,18 MBAdobe PDF/bitstream/capes/174624/2/Dissertação Raquel Brayner da Silva.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons