O uso de fontes como estratégia didática para aprendizagem histórica na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Quincas Rodriguez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-07-04T14:08:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-07-04T14:08:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherO uso de fontes como estratégia didática para aprendizagem histórica na educação básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174623-
Resumo: dc.description.abstractPartindo de um questionamento do modelo atual de ensino e especificamente do ensino de História, o presente estudo pretende sistematizar e analisar uma experiência de ensino que busca romper com algumas amarras dos currículos tidos como tradicionais, numa escola privada na zona sul do Rio de Janeiro. Procuro discutir a proposta escolar de um currículo integrado por procedimentos, que em nosso entender pode ajudar nos desafios colocados para e pelo ensino de História. Analiso essa construção curricular mobilizando as discussões curriculares atuais, refletindo sobre os conceitos de interdisciplinaridade. Procuro apresentar também o debate historiográfico sobre a importância do uso de fontes na produção do conhecimento histórico e suas implicações para pensar um currículo de história por procedimentos da educação básica na pauta da interdisciplinaridade. Para entender o funcionamento da proposta, analiso sequências didáticas inscritas nessa proposta de organização curricular, experimentadas e vivenciadas com um grupo de alunos/as.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,12MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFontespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplimaridadept_BR
Título: dc.titleO uso de fontes como estratégia didática para aprendizagem histórica na educação básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação Quincas Rodriguez de Souza.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFRJ, 20166,27 MBAdobe PDF/bitstream/capes/174623/2/Dissertação Quincas Rodriguez de Souza.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons