Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LINS, Mariana Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-07-02T16:04:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-07-02T16:04:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Linhas do Tempo: trabalhando tempo e temporalidades com alunos do 6º ano | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174607 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Reconhecendo a importância do estudo de tempo e temporalidades como estruturante do conhecimento histórico, esta dissertação tem como objetivo propor oficinas para desenvolver estas noções entre alunos no 6° ano do ensino fundamental. Partindo desta ideia, as oficinas foram construídas a partir do filme “De Volta para o Futuro II” propondo uma confecção de linhas do tempo com os alunos, utilizando o cinema como fonte em sequência didática. Em diálogo com autores da Teoria da História (Paul Ricouer, François Hartog e Reinhart Koselleck) juntamente com o pensamento de pesquisadoras do ensino de história e currículo (Ana Maria Monteiro e Carmem Teresa Gabriel) e ainda Elizabeth Macedo, do campo de currículo, as oficinas foram propostas oferecendo estratégias para desenvolver com alunos deste ano de escolaridade noções de sucessão, duração, simultaneidade, deslocamentos e ritmos fundamentais para pensar a história como disciplina capaz de articular passado, presente e futuro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,69MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo e temporalidades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História-currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sexto ano | pt_BR |
Título: dc.title | Linhas do Tempo: trabalhando tempo e temporalidades com alunos do 6º ano | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Mariana Mendes Lins.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFRJ, 2016 | 1,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/174607/2/Dissertação Mariana Mendes Lins.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons