Histórias conectadas no ensino de História: tecendo conexões entre o Norte da África e a Península Ibérica no período da expansão islâmica (VII-IX)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCALVO, Lucas Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-07-02T15:56:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-07-02T15:56:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherHistórias conectadas no ensino de História: tecendo conexões entre o Norte da África e a Península Ibérica no período da expansão islâmica (VII-IX) - Textopt_BR
identificador: dc.identifier.otherHistórias conectadas no ensino de História: tecendo conexões entre o Norte da África e a Península Ibérica no período da expansão islâmica (VII-IX) - Material didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174606-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho busca discutir a forma como a História Medieval e a História da África são ensinadas na educação básica, o uso das histórias conectadas como caminho para seu ensino e a adoção de oficinas de análise de fontes históricas como metodologia. Sabemos que desde a aprovação da lei 10.639/2003, o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira vem recebendo maior atenção na educação básica. No entanto, tal conteúdo ainda encontra certa dificuldade para ser inserido na narrativa eurocêntrica, na qual se baseiam os currículos, sejam escolares ou universitários, e os livros didáticos. Para superar esse problema, torna-se necessário não apenas deslocar o centro dos eventos e processos narrados de um lugar para o outro, mas efetivamente refletir sobre novas formas de tecer a narrativa histórica. Nesse sentido, a história conectada, em específico, e a “família da história relacional”, de maneira geral, oferecem interessantes possibilidades para repensarmos a estrutura da narrativa escolar. Porém, limitamos nosso escopo ao período medieval, tentando realçar as possíveis conexões entre a África do Norte e a Península Ibérica entre os séculos VII e IX. A partir dessa reflexão, foi produzido um material didático cuja proposta é o uso das histórias conectadas no ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,61MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistóricas conectadaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExpansão islâmicapt_BR
Título: dc.titleHistórias conectadas no ensino de História: tecendo conexões entre o Norte da África e a Península Ibérica no período da expansão islâmica (VII-IX)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação Lucas Moreira Calvo texto.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFRJ, 20163,72 MBAdobe PDF/bitstream/capes/174606/2/Dissertação Lucas Moreira Calvo texto.pdfDownload
Dissertação Lucas Moreira Calvo Material didático.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFRJ, 20162,03 MBAdobe PDF/bitstream/capes/174606/3/Dissertação Lucas Moreira Calvo Material didático.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons