
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Joana D'Arc Araujo da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-07-02T15:40:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-07-02T15:40:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Enegrecendo as Belas Artes: ensinando história por meio das trajetórias de dois pintores negros do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174605 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho final de Mestrado tem por objetivo analisar as trajetórias de vida e a produção artística de dois pintores negros do Rio de Janeiro, oriundos da Academia Imperial de Belas Artes, no período entre 1863 a 1896, são eles: Estêvão Roberto da Silva e Antônio Rafael Pinto Bandeira. Para, a partir de suas trajetórias e de suas telas, elaborar um instrumento pedagógico – que será distribuído virtualmente em PDF - que possibilite aos professores da educação Básica e aos estudantes conhecer e reconhecer nesses trabalhos e nessas histórias exemplos diferenciados da expressão cultural e artística negra, levando-os a questionar os modos de representação social das expressões da cultura negra no ensino de História e em seus cotidianos. E assim, promover e valorizar a identidade negra e dar visibilidade à participação dos afro-brasileiros na construção da sociedade e, consequentemente da história do Brasil. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,08MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pintores negros brasileiros | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Trajetórias | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pinturas nas aulas de História | pt_BR |
| Título: dc.title | Enegrecendo as Belas Artes: ensinando história por meio das trajetórias de dois pintores negros do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Joana Darc Araujo da Silva.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFRJ, 2016 | 2,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/174605/2/Dissertação Joana Darc Araujo da Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons