Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Jessika Rezende | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-07-02T15:33:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-07-02T15:33:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Entre a cruz e o terreiro: uma análise em torno da integração entre a religiosidade afrobrasileira e o Ensino de História no Museu do Negro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174604 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nos últimos anos, a formação de professores e a produção de materiais didáticos tem se aperfeiçoado no sentido de atender as demandas inauguradas pela Lei 10.639/03. Entretanto, percebe-se que, apesar do esforço por evitar o eurocentrismo, compreender africanos e afro-brasileiros enquanto agentes históricos ativos e valorizar a cultura de matriz africana, os temas ligados à religiosidade africana e afro-brasileira seguem silenciadas nas salas de aula. Neste trabalho, problematizamos a persistente marginalização das manifestações culturais ligadas a temática religiosa no Ensino de História, ainda que, após a implementação da Lei 10639/03. Tomamos por objeto, enquanto um estudo de caso, a atual exposição do Museu do Negro a fim de explicitar a possibilidade de uma abordagem histórica que integre aspectos culturais, atribuindo historicidade aos mesmos, visto que, o Museu do Negro aciona a cultura afro-brasileira, enquanto espaço de resistência, em específico, o âmbito religioso, para construir narrativas históricas sobre as populações negras em diferentes períodos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,78MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Museu do Negro | pt_BR |
Título: dc.title | Entre a cruz e o terreiro: uma análise em torno da integração entre a religiosidade afrobrasileira e o Ensino de História no Museu do Negro | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Jessika Rezende Souza.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFRJ, 2016 | 2,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/174604/2/Dissertação Jessika Rezende Souza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons