Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS E SILVA, Humberto Serrabranca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-07-02T15:21:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-07-02T15:21:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Mortimer Adler e o ensino de História: educação liberal, letramento e didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174603 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A partir das regras de leitura estabelecidas pelo filósofo da educação, Mortimer J. Adler (1902-2001), pretendo discutir as possibilidades de articulação entre o patrimônio da Educação Liberal e o Ensino de História em ambiente escolar. Para tanto, utilizo-me do conceito de letramento para refletir em torno de atividades que possam viabilizar tanto a ampliação da capacidade de leitura no aluno quanto o cultivo de “competências e habilidades” que serão utilizadas fora da ambiência escolar. Partimos da compreensão de que a Educação transcende a mera escolarização, de forma que o profissional de história deveria ter como horizonte a formação de um ser humano mais completo, cidadão e capaz de intervir conscientemente no presente a partir da ressignificação dos séculos de experiência humana consolidados nos “grandes livros”. Da mesma forma, o trabalho também procurou refletir sobre o formato da escola na perspectiva de Mortimer Adler, as chances de conciliação entre a educação liberal e as pedagogias contemporâneas e, também, sobre o uso da oralidade como meio para aperfeiçoamento do letramento. Ao final, alguns testes práticos procuraram elucidar aspectos da metodologia empregada dentro da sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,58MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação liberal | pt_BR |
Título: dc.title | Mortimer Adler e o ensino de História: educação liberal, letramento e didática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Humberto Serrabranca Campos e Silva.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFRJ, 2016 | 1,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/174603/2/Dissertação Humberto Serrabranca Campos e Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons