Mortimer Adler e o ensino de História: educação liberal, letramento e didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS E SILVA, Humberto Serrabranca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-07-02T15:21:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-07-02T15:21:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherMortimer Adler e o ensino de História: educação liberal, letramento e didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174603-
Resumo: dc.description.abstractA partir das regras de leitura estabelecidas pelo filósofo da educação, Mortimer J. Adler (1902-2001), pretendo discutir as possibilidades de articulação entre o patrimônio da Educação Liberal e o Ensino de História em ambiente escolar. Para tanto, utilizo-me do conceito de letramento para refletir em torno de atividades que possam viabilizar tanto a ampliação da capacidade de leitura no aluno quanto o cultivo de “competências e habilidades” que serão utilizadas fora da ambiência escolar. Partimos da compreensão de que a Educação transcende a mera escolarização, de forma que o profissional de história deveria ter como horizonte a formação de um ser humano mais completo, cidadão e capaz de intervir conscientemente no presente a partir da ressignificação dos séculos de experiência humana consolidados nos “grandes livros”. Da mesma forma, o trabalho também procurou refletir sobre o formato da escola na perspectiva de Mortimer Adler, as chances de conciliação entre a educação liberal e as pedagogias contemporâneas e, também, sobre o uso da oralidade como meio para aperfeiçoamento do letramento. Ao final, alguns testes práticos procuraram elucidar aspectos da metodologia empregada dentro da sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,58MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação liberalpt_BR
Título: dc.titleMortimer Adler e o ensino de História: educação liberal, letramento e didáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação Humberto Serrabranca Campos e Silva.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFRJ, 20161,62 MBAdobe PDF/bitstream/capes/174603/2/Dissertação Humberto Serrabranca Campos e Silva.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons