As memórias dos jovens sobre a ditadura civil-militar e a função social do historiador/professor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQUINAN, Licia Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-07-01T17:03:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-07-01T17:03:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherAs memórias dos jovens sobre a ditadura civil-militar e a função social do historiador/professor - textopt_BR
identificador: dc.identifier.otherAs memórias dos jovens sobre a ditadura civil-militar e a função social do historiador/professor - caderno de atividadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174562-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho trata das memórias que os jovens em idade escolar têm construído sobre a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) e o papel do historiador/professor de história diante disso. Entendemos a memória como um constructo a partir das demandas do presente e fruto de intensas disputas. Sendo assim, nossa proposta é a de coletar informações a respeito das memórias que alguns alunos de ensino médio apresentam sobre o período em que o Brasil foi governado pelos militares utilizando a metodologia do grupo focal. A partir do discurso dos alunos, a proposta é estabelecer uma análise que permita compreender em que medida essas memórias se associam com a desvalorização do conceito de democracia e o desrespeito aos direitos fundamentais da pessoa humana. Finalmente, interessa-nos compreender o papel do historiador/professor no ensino da ditadura civil-militar, promovendo uma desconstrução de ideias capaz de fomentar um pensamento crítico entre os alunos que, no limite, promova a democracia e os direitos humanos como valores fundamentais ao bem da sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,32 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectditadura civil militarpt_BR
Título: dc.titleAs memórias dos jovens sobre a ditadura civil-militar e a função social do historiador/professorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação profhistória - Licia Quinan.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFRJ, 20172,8 MBAdobe PDF/bitstream/capes/174562/2/Dissertação profhistória - Licia Quinan.pdfDownload
CadernoAtividades Licia Quinan.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFRJ, 20171,64 MBAdobe PDF/bitstream/capes/174562/3/CadernoAtividades Licia Quinan.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons