Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RAMOS, Carla Cristina Bernardino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-06-30T03:54:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-06-30T03:54:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Presença indígena em Araruama | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174525 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho trata de apresentar reflexões e possibilidades de inserção da temática indígena no ensino de História. O Patrimônio Histórico e Cultural, expresso materialmente pelo sítio arqueológico e por espaços de memórias associados a presença étnica tupinambá na história do município de Araruama, Região dos Lagos, Rio de Janeiro, é mobilizado através da Escola Municipal Honorino Coutinho como uma estratégia viável de um ensino de História preocupado com a revisão da predominância europeia na narrativa histórica tradicional e coerente com a proposição da Lei 11.645/08 que privilegia a inserção e afirmação dos africanos, afro-brasileiros e indígenas na construção da história do nosso país. A partir da produção de um Material Didático com sequências didáticas que apresenta diálogos possíveis entre patrimônio, história local e perspectivas de visibilidade das sociedades indígenas, objetivamos contribuir para que a escola não seja um espaço de exclusões e sim de reflexão, de debate e de criação de conhecimentos acerca de nossa diversidade cultural e étnico-racial. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Histórico e Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local. | pt_BR |
Título: dc.title | Presença indígena em Araruama: patrimônio e ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Carla Ramos Dissertação ProfHist vfinal.pdf | 13,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/174525/2/Carla Ramos Dissertação ProfHist vfinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons