
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FIGURELLO, Ana Luiza Ribeiro Garcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-06-30T03:42:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-06-30T03:42:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Olhares sobre o Valongo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174524 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho busca refletir sobre o uso da memória e do patrimônio nas aulas de História. Para isso, produzimos um material didático em forma de vídeo, trabalhando com as histórias e memórias sobre a Pequena África (região portuária do Rio de Janeiro). Tendo como público alvo alunos do Ensino Médio, o trabalho realiza uma viagem pelo bairro, com enfoque no Cais do Valongo e Cemitério dos Pretos Novos, narrando a história do local onde africanos que ali chegavam tinham destinos variados. Para a abordagem de diferentes histórias e memórias no vídeo, utilizamos a metodologia da História Oral na realização das entrevistas com moradores (Fábio Sarol e Tia Lúcia) e pesquisadores (Milton Guran e Cláudio Honorato) da região estudada. A produção do documentário se deu a partir de diálogos teóricos sobre os conceitos de memória coletiva, patrimônios, Educação Patrimonial e ensino de História, cujo entendimento procuramos elucidar ao longo deste trabalho. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1 mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | memória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | patrimônio | pt_BR |
| Título: dc.title | Olhares sobre o Valongo: estudando o patrimônio e a memória nas aulas de História | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO - FINAL.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/174524/2/DISSERTAÇÃO - FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons