Por um lugar ao "Sol Nascente": Discursos e representações sobre o japonês como imigrante indesejável no Brasil (1908-1945)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, Alessandro Paz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-06-30T03:25:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-06-30T03:25:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherPor um lugar ao Sol - textopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174523-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho visa a tecer um diálogo entre pesquisa acadêmica e reflexões didáticopedagógicas, pensando as especificidades do espaço escolar e do ensino de História, assim como propondo a abordagem de um tema em sala de aula para fins de combater práticas de intolerância. O caminho percorrido ao longo de sua leitura fornece um amplo panorama sobre o tema da imigração japonesa no Brasil – focando suas primeiras décadas – e sobre as manifestações de preconceito dirigidas por boa parte das elites intelectual e política do país a essa categoria de imigrantes, o que gerou, à época, a construção da imagem do “perigo amarelo” e uma série de representações racistas quanto ao elemento nipônico no Brasil. Preconceito este tornado muito mais grave no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939- 1945), cujo final demarca os limites de nossa abordagem. O objetivo fundamental deste trabalho é discutir cultura escolar e currículo, incluindo seu papel como produto e produtor social de cultura, com a finalidade de fomentar o olhar e o pensamento críticos a discursos de intolerância e discriminação, culminando com propostas de atividades a serem aplicadas em sala de aula para incentivar o trabalho de pesquisa com fontes e o questionamento sobre toda sorte de preconceito, notadamente a xenofobia e a resistência ao bom convívio com a diversidade. Pensando o ensino de História, o papel de seus conteúdos e os objetivos do conhecimento produzido no espaço escolar, a partir do tema sugerido, esperamos oferecer uma promissora proposta que contribua para a desconstrução do já tão combatido discurso da “democracia racial” e para a valorização do respeito à diversidade, uma demanda a que urge a contemporaneidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcultura escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectimigração japonesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectxenofobiapt_BR
Título: dc.titlePor um lugar ao "Sol Nascente": Discursos e representações sobre o japonês como imigrante indesejável no Brasil (1908-1945)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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