
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, Alessandro Paz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-06-30T03:25:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-06-30T03:25:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Por um lugar ao Sol - texto | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174523 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho visa a tecer um diálogo entre pesquisa acadêmica e reflexões didáticopedagógicas, pensando as especificidades do espaço escolar e do ensino de História, assim como propondo a abordagem de um tema em sala de aula para fins de combater práticas de intolerância. O caminho percorrido ao longo de sua leitura fornece um amplo panorama sobre o tema da imigração japonesa no Brasil – focando suas primeiras décadas – e sobre as manifestações de preconceito dirigidas por boa parte das elites intelectual e política do país a essa categoria de imigrantes, o que gerou, à época, a construção da imagem do “perigo amarelo” e uma série de representações racistas quanto ao elemento nipônico no Brasil. Preconceito este tornado muito mais grave no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939- 1945), cujo final demarca os limites de nossa abordagem. O objetivo fundamental deste trabalho é discutir cultura escolar e currículo, incluindo seu papel como produto e produtor social de cultura, com a finalidade de fomentar o olhar e o pensamento críticos a discursos de intolerância e discriminação, culminando com propostas de atividades a serem aplicadas em sala de aula para incentivar o trabalho de pesquisa com fontes e o questionamento sobre toda sorte de preconceito, notadamente a xenofobia e a resistência ao bom convívio com a diversidade. Pensando o ensino de História, o papel de seus conteúdos e os objetivos do conhecimento produzido no espaço escolar, a partir do tema sugerido, esperamos oferecer uma promissora proposta que contribua para a desconstrução do já tão combatido discurso da “democracia racial” e para a valorização do respeito à diversidade, uma demanda a que urge a contemporaneidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 18 mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | cultura escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | currículo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | imigração japonesa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | xenofobia | pt_BR |
| Título: dc.title | Por um lugar ao "Sol Nascente": Discursos e representações sobre o japonês como imigrante indesejável no Brasil (1908-1945) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| AlessandroPazFerreira.pdf | 17.99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/174523/2/AlessandroPazFerreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons