O Oriente Médio Através De Outras Lentes: Uma Narrativa Audiovisual Para Refletir As Representações Sobre A Região Em Sala De Aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAguiar, Maicon Roberto Poli de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-05-23T17:20:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-05-23T17:20:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherO Oriente Médio Através De Outras Lentes: Uma Narrativa Audiovisual Para Refletir As Representações Sobre A Região Em Sala De Aulapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173543-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação discute os estereótipos construídos pelos estudantes dos terceiros anos do ensino médio da E.E.M. Prof.ª Elza H. T. Pacheco acerca da região do Oriente Médio, em especial, da Palestina e de sua população dividida entre os espaços da Faixa de Gaza e da Cisjordânia. A produção desse conhecimento é em grande parte fundamentada nas narrativas construídas pela imprensa – escrita ou televisionada –, pelos programas televisionados, como documentários e séries e, até mesmo pelo cinema, principalmente em obras oriundas dos Estados Unidos, levando-os a uma perspectiva que, predominantemente, cria inúmeros estereótipos acerca da população da região como um todo, uma vez que, também, aquilo que é produzido na própria região, pouco nos chega. No corpo do texto produzido, debatemos a relação da linguagem e da narrativa televisiva e cinematográfica com o ensino de história, estabelecendo uma perspectiva de uso das mesmas na construção de outras narrativas, dentro do cotidiano escolar, prioritariamente na elaboração de uma análise crítica acerca do telejornalismo e dos filmes, vistos aqui como instrumentos de elaboração de uma dicotomia entre a representação de si e do outro, na qual os palestinos, os árabes, os muçulmanos devem ser percebidos em toda a sua diversidade cultural. Por fim, elaboramos através do documentário – e de uma cartilha de orientação para o (a) docente – uma narrativa audiovisual, contrapondo-se a essa perspectiva predominante. A partir do debate acerca do processo educacional desenvolvido na região, trazemos imagens que desconstroem esses estereótipos, propondo novos olhares sobre a região e, que também servem como ponto de partida para outras regiões do mundo, inclusive dentro de nosso próprio país.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16.312KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOriente Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImprensapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinema/Documentáriopt_BR
Título: dc.titleO Oriente Médio Através De Outras Lentes: Uma Narrativa Audiovisual Para Refletir As Representações Sobre A Região Em Sala De Aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons