Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Aguiar, Maicon Roberto Poli de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-05-23T17:20:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-05-23T17:20:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Oriente Médio Através De Outras Lentes: Uma Narrativa Audiovisual Para Refletir As Representações Sobre A Região Em Sala De Aula | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173543 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação discute os estereótipos construídos pelos estudantes dos terceiros anos do ensino médio da E.E.M. Prof.ª Elza H. T. Pacheco acerca da região do Oriente Médio, em especial, da Palestina e de sua população dividida entre os espaços da Faixa de Gaza e da Cisjordânia. A produção desse conhecimento é em grande parte fundamentada nas narrativas construídas pela imprensa – escrita ou televisionada –, pelos programas televisionados, como documentários e séries e, até mesmo pelo cinema, principalmente em obras oriundas dos Estados Unidos, levando-os a uma perspectiva que, predominantemente, cria inúmeros estereótipos acerca da população da região como um todo, uma vez que, também, aquilo que é produzido na própria região, pouco nos chega. No corpo do texto produzido, debatemos a relação da linguagem e da narrativa televisiva e cinematográfica com o ensino de história, estabelecendo uma perspectiva de uso das mesmas na construção de outras narrativas, dentro do cotidiano escolar, prioritariamente na elaboração de uma análise crítica acerca do telejornalismo e dos filmes, vistos aqui como instrumentos de elaboração de uma dicotomia entre a representação de si e do outro, na qual os palestinos, os árabes, os muçulmanos devem ser percebidos em toda a sua diversidade cultural. Por fim, elaboramos através do documentário – e de uma cartilha de orientação para o (a) docente – uma narrativa audiovisual, contrapondo-se a essa perspectiva predominante. A partir do debate acerca do processo educacional desenvolvido na região, trazemos imagens que desconstroem esses estereótipos, propondo novos olhares sobre a região e, que também servem como ponto de partida para outras regiões do mundo, inclusive dentro de nosso próprio país. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16.312KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oriente Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imprensa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema/Documentário | pt_BR |
Título: dc.title | O Oriente Médio Através De Outras Lentes: Uma Narrativa Audiovisual Para Refletir As Representações Sobre A Região Em Sala De Aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História. | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
o_oriente_medio_atraves_de_outras_lentes___uma_narrativa_audiovisual_para_refletir_as_representacoes_sobre_a_regiao_em_sala_de_aula.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UDESC, 2017 | 16,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/173543/1/o_oriente_medio_atraves_de_outras_lentes___uma_narrativa_audiovisual_para_refletir_as_representacoes_sobre_a_regiao_em_sala_de_aula.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons