Vozes, Corpos E Saberes Do Maciço: Memórias e Histórias De Vida Das Populações De origem Africana Em Territórios Do Maciço Do Morro Da Cruz/Florianópolis

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVargas, Karla Andrezza Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-05-23T16:53:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-05-23T16:53:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherVozes, Corpos E Saberes Do Maciço: Memórias e Histórias De Vida Das Populações De Origem Africana Em Territórios Do Maciço Do Morro Da Cruz/Florianópolispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173542-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar reflexões a partir das vozes, corpos e saberes das populações de origem africana, em territórios do Maciço do Morro da Cruz, Florianópolis, ancoradas em perspectivas epistemológicas decoloniais. As motivações para o desenvolvimento dessa escrita iniciaram a partir de experiências pedagógicas em unidades de ensino delineadas pela geografia do Maciço. O Território constituído em pelo menos vinte e uma comunidades, possuí aproximadamente trinta mil moradores e moradoras, em sua maioria de origem africana e em situação de vulnerabilidade social. A compreensão de que este enredo deveria ser mobilizado pelo ensino de História, com vistas a superar visões racialistas e colonizadas é uma das contribuições da pesquisa: pensar a História Local a partir da memória de sujeitos vistos como subalternizados. Foram coletados dez depoimentos, entre eles temos jovens, adultos, idosos, homens e mulheres que carregam a insígnia da cor e que protagonizam saberes. A compreensão teórica partiu essencialmente dos estudos de Aníbal Quijano (2012), Antonieta Antonacci (2013), Catherine Walsh (2009), Gayatri Spivak (2010), Mario Rufer (2011), Ramón Grosfoguel (2008) e Walter Mignolo (2003). O texto está estruturado em dois capítulos: no primeiro, as discussões estão tangenciadas pelas reflexões acerca do ensino de História e a Educação Étnico-Racial e no segundo, apresenta-se o Maciço do Morro da Cruz como território e cenário potente para o registro das narrativas das populações de origem africana inscritas neste espaço. A partir das investigações, identificou-se que currículos escolares baseados em concepções eurocêntricas perpetuam práticas colonizadas e nesta esteia, o ensino da História e da cultura africana e afrobrasileira apresenta limitações que necessitam ser superadas. Assim, lidar com territórios e narrativas fora da geopolítica colonial e moderna, contribui para repensar os debates acerca das relações étnico-raciais na escola. Vale dizer que a partir desse material, foi elaborado um livro de memórias e histórias de vida das populações de origem africana dos territórios do Maciço, como projeto de intervenção didática a ser utilizado por professores, professoras e estudantes em unidades de ensino básico, atendendo as demandas do Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.070KBpt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.359KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Étnico-Racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaciço do Morro da Cruzpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemória e Decolonialidadept_BR
Título: dc.titleVozes, Corpos E Saberes Do Maciço: Memórias e Histórias De Vida Das Populações De origem Africana Em Territórios Do Maciço Do Morro Da Cruz/Florianópolispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Ensino de História.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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