Idéias Históricas de Jovens Do Ensino Médio Sobre Representação Das Mulheres No Ensino De História do Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPires, Elaine Prochnow-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-05-23T16:25:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-05-23T16:25:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherIdéias Históricas de Jovens Do Ensino Médio Sobre Representação Das Mulheres No Ensino Médio De História Do Brasil.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173522-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho busca perceber as ideias históricas de estudantes do Ensino Médio sobre a representação das mulheres e das relações de gênero no ensino de História do Brasil. Nesse sentido, procura-se responder como os (as) estudantes se apropriam das discussões nas quais a importância das mulheres e a construção social das diferenças são debatidas. A investigação foi realizada numa turma de Ensino Médio, da Escola de Educação Básica Adolfo Böving, na cidade de Braço do Trombudo – SC, por meio de análise de conteúdos de História do Brasil selecionados em livros didáticos. A metodologia apresentada como elemento propositivo do trabalho se constitui na análise de narrativas construídas pelos (as) estudantes, a partir de atividades propostas, no sentido de apurar sensibilidades e desenvolver olhares mais críticos no que tange ao tema estudado. A secundarização do lugar feminino nos registros históricos, em especial nos livros didáticos, sua invisibilização e a naturalização de comportamentos foram problematizadas em consequência da metodologia apresentada e aplicada no trabalho com o intuito de suprir a falta de informação e a forma como estas são abordadas. Sendo assim, o trabalho apresenta uma proposta para o ensino de História calcada na necessidade de discutir, em maior escala, a importância das mulheres na História do Brasil, ampliando o debate sobre gênero, feminismos e História das Mulheres. A partir de sequências didáticas e da proposição de construção de narrativas, pôde-se observar a limitação do material didático que subsidia o trabalho de professores e professoras na Educação Básica, bem como se percebeu as possibilidades de transformação de olhares acerca da História das Mulheres e as questões de gênero após as discussões empreendidas em sala de aula. Também, constatouse a presença de transformações nas ideias históricas dos (as) estudantes, externalizadas nas narrativas elaboradas, compreendendo o sentido do aprendizado como instrumento 14 fundamental para um ensino de História com significado para a vida dos (as) estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.665KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdéias Históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória das Mulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações de Gêneropt_BR
Título: dc.titleIdéias Históricas de Jovens Do Ensino Médio Sobre Representação Das Mulheres No Ensino De História do Brasilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
dissertacao_elaine_versao_impressao_okokok.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UDESC, 20161,66 MBAdobe PDF/bitstream/capes/173522/1/dissertacao_elaine_versao_impressao_okokok.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons