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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Zanoni, Elton Frias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-05-23T16:38:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-05-23T16:38:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Gamificação, Aprendizagem E Ensino De História: Construção De Estratégias Didáticas Com Ferramentas Online | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173504 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho busca compreender e propor o uso de ferramentas online no ensino de História, particularmente no Ensino Médio, com o intuito de obter engajamento dos alunos e potencializar a aprendizagem. As propostas de trabalho apresentadas foram idealizadas em função dos interesses das ciências humanas, embora possam ser aplicadas, com adaptações, a diversas áreas do conhecimento. Na construção desta reflexão, partiu-se da vivência no meio escolar e dos problemas advindos da abordagem de conteúdos que percorrem noções de política e cidadania em sala de aula. Nesse sentido, a história do tempo presente, enquanto campo de estudos, apresenta-se como suporte. A proposta centra-se, em termos de estratégia didática, na adoção de princípios de gamificação, ou seja, no uso de mecânicas de jogos para o ambiente de sala de aula, criando espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, prazer e entretenimento. Ao realizar essa aposta a partir da seleção e uso de serviços disponíveis na Internet, sugere-se uma sequência de aplicação ajustável, por meio da qual objetiva-se potencializar o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como planejamento, memória e atenção – no intuito colaborar para um processo de aprendizagem integral. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.624KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ferramentas online | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo presente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | Gamificação, Aprendizagem E Ensino De História: Construção De Estratégias Didáticas Com Ferramenta Online | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História. | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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dissertacao_elton_frias_zanoni_mestradohistoria.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UDESC, 2016 | 1,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/173504/1/dissertacao_elton_frias_zanoni_mestradohistoria.pdfDownload |
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