Gamificação, Aprendizagem E Ensino De História: Construção De Estratégias Didáticas Com Ferramenta Online

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorZanoni, Elton Frias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-05-23T16:38:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-05-23T16:38:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherGamificação, Aprendizagem E Ensino De História: Construção De Estratégias Didáticas Com Ferramentas Onlinept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173504-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho busca compreender e propor o uso de ferramentas online no ensino de História, particularmente no Ensino Médio, com o intuito de obter engajamento dos alunos e potencializar a aprendizagem. As propostas de trabalho apresentadas foram idealizadas em função dos interesses das ciências humanas, embora possam ser aplicadas, com adaptações, a diversas áreas do conhecimento. Na construção desta reflexão, partiu-se da vivência no meio escolar e dos problemas advindos da abordagem de conteúdos que percorrem noções de política e cidadania em sala de aula. Nesse sentido, a história do tempo presente, enquanto campo de estudos, apresenta-se como suporte. A proposta centra-se, em termos de estratégia didática, na adoção de princípios de gamificação, ou seja, no uso de mecânicas de jogos para o ambiente de sala de aula, criando espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, prazer e entretenimento. Ao realizar essa aposta a partir da seleção e uso de serviços disponíveis na Internet, sugere-se uma sequência de aplicação ajustável, por meio da qual objetiva-se potencializar o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como planejamento, memória e atenção – no intuito colaborar para um processo de aprendizagem integral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.624KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas onlinept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTempo presentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleGamificação, Aprendizagem E Ensino De História: Construção De Estratégias Didáticas Com Ferramenta Onlinept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
dissertacao_elton_frias_zanoni_mestradohistoria.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UDESC, 20161,62 MBAdobe PDF/bitstream/capes/173504/1/dissertacao_elton_frias_zanoni_mestradohistoria.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons