Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ZILIOTTO, Bruno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-05-16T17:50:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-05-16T17:50:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | bruno_ziliotto_pdf.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173482 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões e propostas para contribuir na construção de práticas pedagógicas que relacionem e problematizem a escola, o conhecimento sobre o continente africano e a discussão racial no Brasil, a partir dos instrumentos da História. Para tanto, construímos um site educativo, que pode ser acessado pelo endereço http://www.provocacoes-cronicas.pro.br/ , onde apresentamos quatro crônicas que têm o papel de iniciar esse diálogo. Em cada crônica há vários hiperlinks que levam a fontes históricas diversas, segundo o interesse do leitor. Esse material foi concebido como uma forma de fazer provocações e, portanto, não fecha assuntos e não oferece um itinerário completo como uma sequência didática. A intenção é que cada indivíduo e coletivo que se aproprie dele possa também aprofundar seus interesses em caminhos posteriores, segundo suas próprias vontades e necessidades. A dissertação apresentada a seguir serve como base para o conteúdo apresentado no site. Os dois fazem parte das demandas do Mestrado Profissional em Ensino de História. Os capítulos da dissertação são referentes às crônicas apresentadas no site. No primeiro, apresentamos provocações em torno da escolarização, problematizando, dentre outros, o tempo escolar, a relação escola-família e a obrigatoriedade, além de analisar três estudos de caso (Grupos Escolares, educação Guarani e dos Tchoukés de Angola). No segundo, que se relaciona à segunda e terceira crônicas, abordamos a construção da disciplina escolar História e sua vinculação eurocêntrica, a lei 10.639/2003 e as diferentes historiografias africanas. No terceiro capítulo (e última crônica) provocamos o debate sobre raça, sobre os movimentos que positivam este conceito como pauta antirracista e, principalmente, sobre os privilégios que a pertença racial branca traz, através da categoria branquitude. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.138KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Étnico-Racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Áfricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Raça | pt_BR |
Título: dc.title | Provocações Crônicas: A Construção de um site educativo para repensar a escola, a disciplina de História e as Áfricas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Bruno Ziliotto PDF.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/173482/1/Bruno Ziliotto PDF.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons