Cinema e ensino de história: propostas para uma abordagem da pluralidade cultural nas séries finais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKleine, Denise Quitzau-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-05-10T17:47:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-05-10T17:47:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherCinema e ensino de história: propostas para uma abordagem da pluralidade cultural nas séries finais do ensino fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173462-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a relação entre cinema, história e ensino de história e a reflexão sobre a forma como o cinema tem sido utilizado como recurso pelos professores de história. A partir da revisão, de entrevistas com colegas professores e alunos construiu-se uma proposta pedagógica de uso do cinema para abordar o tema da Pluralidade Cultural no contexto dos Temas Transversais. A proposta pedagógica lança reflexões sobre as possibilidades de uso do cinema e de outras fontes dentro de uma perspectiva interdisciplinar e que dá à Pluralidade Cultural espaço para fazer parte do currículo escolar no curso do ano letivo, retirando do tema o caráter de currículo eletivo, que aparece ocasionalmente como curiosidade no currículo escolar. Considerando o fato de que Pluralidade Cultural é um tema amplo, escolhi abordar o sincretismo religioso. A partir das relações entre cinema e história, esta proposta pretende contribuir para que estudantes da educação básica reflitam sobre o caráter móvel da cultura e das diferentes religiões.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentVolume únicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinema e históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de ensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemas transversaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPluralidade culturalpt_BR
Título: dc.titleCinema e ensino de história: propostas para uma abordagem da pluralidade cultural nas séries finais do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons