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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Kleine, Denise Quitzau | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-05-10T17:47:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-05-10T17:47:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cinema e ensino de história: propostas para uma abordagem da pluralidade cultural nas séries finais do ensino fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173462 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a relação entre cinema, história e ensino de história e a reflexão sobre a forma como o cinema tem sido utilizado como recurso pelos professores de história. A partir da revisão, de entrevistas com colegas professores e alunos construiu-se uma proposta pedagógica de uso do cinema para abordar o tema da Pluralidade Cultural no contexto dos Temas Transversais. A proposta pedagógica lança reflexões sobre as possibilidades de uso do cinema e de outras fontes dentro de uma perspectiva interdisciplinar e que dá à Pluralidade Cultural espaço para fazer parte do currículo escolar no curso do ano letivo, retirando do tema o caráter de currículo eletivo, que aparece ocasionalmente como curiosidade no currículo escolar. Considerando o fato de que Pluralidade Cultural é um tema amplo, escolhi abordar o sincretismo religioso. A partir das relações entre cinema e história, esta proposta pretende contribuir para que estudantes da educação básica reflitam sobre o caráter móvel da cultura e das diferentes religiões. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | Volume único | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temas transversais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pluralidade cultural | pt_BR |
Título: dc.title | Cinema e ensino de história: propostas para uma abordagem da pluralidade cultural nas séries finais do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Denise Quitzau Kleine - ProfHistória - UFRGS - 2016.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFRGS, 2016. | 38,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/173462/1/Dissertação Denise Quitzau Kleine - ProfHistória - UFRGS - 2016.pdfDownload |
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