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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Sherol dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-05-10T19:25:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-05-10T19:25:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | História da África e cultura afro-brasileira no currículo de história: propostas de trabalho | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173444 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A construção de uma estrutura metodológica e conceitual que inclua a história da África e a cultura afro-brasileira nos currículos de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental busca atender uma demanda dos professores da área de História nascida a partir da Lei 11.645/2008. Esta legislação, em vigor desde o ano de 2008, altera a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB) para incluir no currículo a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Esta alteração, indicada no parágrafo 1º da referida lei atinge claramente os currículos da disciplina de História, e social e internamente espera-se que os professores de história dominem a priori os conhecimentos necessários a temática, forçando muitas vezes a produção de programações e materiais a serem vinculados dentro da escola de forma pouco ou nada refletida. É neste ponto que acredito que meu trabalho pode ser inserido e encontra justificativa para sua execução: instrumentalizar diretamente os professores da área de História para o trabalho com as temáticas relacionadas à História da África, cultura afro-brasileira e seus desdobramentos nas salas de aula do ensino fundamental.A intenção principal desse trabalho é fornecer um caminho, sem grandes fórmulas mágicas ou salvadoras; fornecer subsídios mais sólidos e específicos para o saber e fazer docente nas áreas de História no ensino básico que possa contemplar uma educação anti-racista e inclusiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | Volume único | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da África | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei nº 10.639 | pt_BR |
Título: dc.title | História da África e cultura afro-brasileira no currículo de história: propostas de trabalho | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Sherol dos Santos - ProfHistória - UFRGS - 2016.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFRGS, 2016. | 1,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/173444/1/Dissertação Sherol dos Santos - ProfHistória - UFRGS - 2016.pdfDownload |
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