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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Leandro Balejos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-05-10T18:11:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-05-10T18:11:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino de história e o ofício do historiador: a investigação do processo de patrimonialização do espaço físico da Escola Estadual Professor Olintho de Oliveira (Porto Alegre/RS) com alunos e alunas do 6º ano do ensino fundamental | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173443 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho assume a relação entre história e memória como um dos desafios disciplinares da História no âmbito da educação básica e pretende refletir sobre o ofício do historiador investigando o processo de patrimonialização do espaço escolar. Desta forma reconhece a materialidade das instituições formais de ensino como possibilidade de atuação da História, enquanto disciplina que proporciona diferentes leituras do mundo, inclusive a reflexão sobre a memória e a cultura material. Tomando em conta estas considerações, propõe-se que alunos e alunas do 6º do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS possam construir noções de documento e fontes para a história, da narrativa como mediação entre o passado e a interpretação historiográfica, bem como da noção de patrimônio cultural e seus desdobramentos enquanto possibilidade para a educação histórica. Para concretizar o objetivo enunciado a pesquisa no acervo documental e iconográfico da escola foi simultaneamente recurso metodológico e questão mobilizadora para a produção de conhecimento no ensino fundamental. Além de discutir teoricamente o problema anunciado, operando com os conceitos de patrimônio cultural e patrimônio escolar, e avaliar os resultados da pesquisa, a investigação também descreve e examina a construção de um projeto de exposição, reunindo fotografias e excertos de documentos escritos que compõe o acervo da instituição educativa. A partir da aplicação de instrumento de avaliação escrito, e das anotações efetuadas durante as aulas, foi possível verificar que a maioria dos estudantes conseguiu identificar a importância e a variedade dos vestígios como matéria-prima das fontes para a história e a relação entre a produção historiográfica e as demandas do presente. Também quando questionados sobre diferentes formas narrativas, majoritariamente os estudantes envolvidos na pesquisa identificaram as características da escrita autobiográfica, dos enredos ficcionais e as providências próprias da elaboração do conhecimento histórico. Com relação à noção de patrimônio cultural, a maior parte dos alunos e das alunas reconheceu a tensão entre o papel da memória e a dimensão histórica na patrimonialização dos bens. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | Volume único | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto de exposição | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino de história e o ofício do historiador: a investigação do processo de patrimonialização do espaço físico da Escola Estadual Professor Olintho de Oliveira (Porto Alegre/RS) com alunos e alunas do 6º ano do ensino fundamental | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Leandro Balejos Pereira - ProfHistória - UFRGS - 2016.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFRGS, 2016. | 19,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/173443/1/Dissertação Leandro Balejos Pereira - ProfHistória - UFRGS - 2016.pdfDownload |
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