É para falar de gênero sim! Uma experiência de formação continuada para professoras/es de história

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo, Paula Tatiane de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-05-10T19:06:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-05-10T19:06:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherÉ para falar de gênero sim! Uma experiência de formação continuada para professoras/es de históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173423-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo propor um diálogo entre o ensino de História, os estudos de gênero e a formação continuada de professoras/es a partir da experiência de elaboração e aplicação do curso de extensão Caminhos entrecruzados: o ensino de história, gênero e formação de professoras/es, desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na modalidade semipresencial. O curso foi realizado com professoras/es da rede municipal de ensino da cidade de Canoas/RS com a intenção de contribuir para a formação continuada de professoras/es de História, discutindo fundamentos teórico-metodológicos para refletir os possíveis usos da categoria de gênero no ensino de História. Em termos metodológicos, a pesquisa utilizou algumas ferramentas oriundas de estudos etnográficos, com o olhar voltado ao processo de formação, tendo em vista dois olhares: o da professora/pesquisadora e das/os professoras/es cursistas. Nessa formação, pensou-se o conceito de gênero a partir dos estudos culturais e dos estudos feministas, em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentada principalmente na definição de gênero da historiadora Joan Scott. A finalidade da formação foi desenvolver uma proposta de formação continuada para professores/as de história da rede pública na temática de gênero e história das mulheres. Com a experiência de aplicação da formação, foi possível propor formas de articular gênero e ensino de História com o objetivo de tensionar e superar o modelo vigente de ensino baseado em uma visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentVolume únicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professores/aspt_BR
Título: dc.titleÉ para falar de gênero sim! Uma experiência de formação continuada para professoras/es de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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