Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Breno Bersot da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-05-05T19:55:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-05-05T19:55:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Flashes de famílias: relações de gênero no Brasil através de fotografias (séculos XX e XXI) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173406 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho consiste em parte escrita e material didático, em Power Point, sobre relações de gênero através do tema “família”, para ser utilizado por professores de história em suas aulas, como uma nova possibilidade de trabalho com esse tema. Para tanto, nos utilizamos de fotografias de família como principais fontes, para observar como, do início do século XX até início do século XXI, as famílias brasileiras foram se transformando e assumindo arranjos e modelos os mais variados. Tais temas partiram da preocupação de que há na sociedade brasileira uma forte propagação de preconceitos em forma de homolesbotransfobia, machismo e racismo que estimulam a violência física e simbólica, sobretudo contra as mulheres, população LGBT e minorias raciais. Procuramos dar destaque a esses temas para serem devidamente discutidos na escola de forma complexificada, trabalhando a diversidade de modelos familiares, sem deixar de tocar na temática racial também. Assim, foi necessário, primeiro, diagnosticar como esses temas vinham sendo abordados nos livros didáticos de história. Percebemos que, na poucas vezes em que apareciam, eles eram trabalhados como apêndice, devido ao fato de os livros didáticos privilegiarem tudo o que se relaciona à esfera pública, e, portanto, política, em detrimento das questões relacionadas ao âmbito da vida privada. Também notamos como esses conteúdos eram tratados, com algumas exceções, de maneira muito superficial pedagogicamente, quase sem articulação com a aprendizagem histórica, defendida por Circe Bittencourt, Jörn Rusen e Anadir Miranda dos Reis. Por isso, de maneira conjunta, o material didático também contemplou um pouco da história social da fotografia, pois era necessário que as mesmas perdessem o caráter meramente ilustrativo e passassem a ser entendidas pelos alunos como um documento de grande valor histórico. O material Flashes de Famílias pode ser acessado através do link https://1drv.ms/u/s!AinjNoufS2XQxT4FfQpANjkjVy9n , gerado pelo Microsoft Onedrive. Atenção: Para o acesso ao material, através do link, são necessárias duas coisas: 1) possuir uma conta microsoft (gratuita); 2) possuir o programa Powerpoint devidamente instalado no computador, para que todos os efeitos de animação inseridos nos slides possam ser exibidos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | link para ppt inserido no campo resumo | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História; Gênero; Família; Fotografia | pt_BR |
Título: dc.title | Título: Flashes de famílias: relações de gênero no Brasil através de fotografias (séculos XX e XXI) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Flashes de famílias relações de gênero no Brasil através de fotografias (séculos XX e XXI).pdf | Dissertação em Ensino de História - Profhistória - UFF, 2016 | 15.64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/173406/1/Flashes de famílias relações de gênero no Brasil através de fotografias (séculos XX e XXI).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: