Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Batista, Ana Carolina Mota da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-05-05T03:14:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-05-05T03:14:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Relações étnico-raciais na voz do professor: os debates curriculares no contexto quilombola | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173382 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Analisar como os professores da Escola Municipal Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça, que atende alunos pertencentes a comunidade remanescente de quilombo de Sobara, incorporam aos debates curriculares a questão das relações étnico-raciais, a partir de experiências vivenciadas no cotidiano do espaço escolar é o artefato central de análise dessa pesquisa. Ela propõe retomar discussões sobre as relações étnico-raciais e o ensino da temática de história e cultura afro-brasileira no currículo, a partir das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, considerando também a perspectiva da autonomia do trabalho docente na construção do currículo e no diálogo com os processos históricos de resistência negra e de enfrentamento das formas explícitas e implícitas de racismo. A partir das experiências e saberes acumulados, o professor e sua relevante contribuição foram considerados para se pensar nos possíveis avanços sobre a inclusão da História da África e Cultura Afro-brasileira no currículo. Tamanho debate traz como proposta pedagógica uma formação continuada que objetiva ofertar ao professor uma ferramenta tecnológica educacional para pesquisar, compartilhar e dialogar sobre as relações étnico-raciais junto a seus pares. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História; Currículo; Relações étnico-raciais; Voz do professor; Tecnologia educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Relações étnico-raciais na voz do professor: os debates curriculares no contexto quilombola | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Relações étnico-raciais na voz do professor os debates curriculares no contexto quilombola.pdf | Dissertação em Ensino de História - Profhistória - UFF, 2016 | 1.86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/173382/1/Relações étnico-raciais na voz do professor os debates curriculares no contexto quilombola.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: