Relações étnico-raciais na voz do professor: os debates curriculares no contexto quilombola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Ana Carolina Mota da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-05-05T03:14:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-05-05T03:14:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherRelações étnico-raciais na voz do professor: os debates curriculares no contexto quilombolapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173382-
Resumo: dc.description.abstractAnalisar como os professores da Escola Municipal Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça, que atende alunos pertencentes a comunidade remanescente de quilombo de Sobara, incorporam aos debates curriculares a questão das relações étnico-raciais, a partir de experiências vivenciadas no cotidiano do espaço escolar é o artefato central de análise dessa pesquisa. Ela propõe retomar discussões sobre as relações étnico-raciais e o ensino da temática de história e cultura afro-brasileira no currículo, a partir das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, considerando também a perspectiva da autonomia do trabalho docente na construção do currículo e no diálogo com os processos históricos de resistência negra e de enfrentamento das formas explícitas e implícitas de racismo. A partir das experiências e saberes acumulados, o professor e sua relevante contribuição foram considerados para se pensar nos possíveis avanços sobre a inclusão da História da África e Cultura Afro-brasileira no currículo. Tamanho debate traz como proposta pedagógica uma formação continuada que objetiva ofertar ao professor uma ferramenta tecnológica educacional para pesquisar, compartilhar e dialogar sobre as relações étnico-raciais junto a seus pares.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História; Currículo; Relações étnico-raciais; Voz do professor; Tecnologia educacionalpt_BR
Título: dc.titleRelações étnico-raciais na voz do professor: os debates curriculares no contexto quilombolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos