Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sancho, Benilson Mario Iecker | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-05-05T03:24:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-05-05T03:24:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Maré de cidadania: uma experiência pedagógica com alunos da escola pública no Museu da Maré | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173363 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é resultado de uma experiência pedagógica em ensino de História, realizada com estudantes da turma 1902, concluintes do Ensino Fundamental do ano de 2015, da Escola Municipal Nerval de Gouveia, em Ramos, na cidade do Rio de Janeiro. Busca oportunizar experiências de valorização de memórias pessoais e familiares, bem como de objetos pessoais e de espaços comunitários e musealizados na tessitura do conceito de cidadania. A partir do contato com exposições permanentes do Museu Histórico Nacional e do Museu da Maré, pretendeu que os estudantes se apropriassem de diferentes patrimônios, ampliando o olhar acerca da cidadania. Em Chagas (2003) procurou reconhecer a dimensão poética dos museus, bem como valorizar patrimônios e referências comunitárias, enquanto ações pedagógicas inclusivas de pertencimento. A compreensão da materialidade da história travestida em objeto, dentro e fora do museu, é sugerida por Ramos (2004). Em Larrosa (2015) o saber da experiência é concebido na relação entre o conhecimento e a vida humana. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa resultante da experiência pedagógica, expressa uma compreensão de autoria como uma rede de conhecimentos compartilhados com os estudantes da escola, no sentido apontado por Certeau (2012). A partir de tais pressupostos teórico-metodológicos, e em consonância com a proposta do Mestrado Profissional em Ensino de História, os resultados incluem a promoção de experiências marcadas pela relação apropriação/pertencimento que culminaram com a produção de uma exposição coletiva, solidária e autoral no espaço institucional do Museu da Maré, a Maré de Cidadania, bem como a escrita deste texto. A exposição ocorreu no período de 24 de outubro a 4 de dezembro de 2015, no Museu da Maré. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História; Memória; Museu da Maré; Patrimônio e Cidadania | pt_BR |
Título: dc.title | Maré de cidadania: uma experiência pedagógica com alunos da escola pública no Museu da Maré | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Maré de cidadania uma experiência pedagógica com alunos da escola pública no Museu da Maré.pdf | Dissertação em Ensino de História - Profhistória - UFF, 2016 | 7,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/173363/1/Maré de cidadania uma experiência pedagógica com alunos da escola pública no Museu da Maré.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: