Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marilen Fagundes Peres, Marilen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-04-03T20:50:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-04-03T20:50:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Marilen Fagundes Peres UFSM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173185 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho pretende tratar de questões ligadas ao patrimônio histórico e cultural do municipio de Tupanciretã, a partir de uma visão voltada para educação patrimonial, buscando instrumentalizar docentes e discentes a partir de um material no qual aborde as questões da história do municipio a partir da valorização do patrimônio histórico e cultural.O material deve ser disponibilizado para que amapare os professores no ensino de história local, o qual existe muita carência de material para ser trabalhado. Tentando mostrar uma visão de história que inclua a vária gama de grupos sociais que contribuíram para a formação do município partindo do seu passado missioneiro . Para isso é preciso que nos pautemos a partir de alguns conceitos fundamentais que respaldarão três eixos principais: ensino e aprendizagem/educação, ensino de história/história local; e patrimônio histórico cultural/educação patrimonial. A história a ser contada deve partir sempre que possível (dificuldade de fontes confiáveis) incluindo as classes populares, os trabalhadores, os negros, os pardos, não abordando apenas as classes privilegiadas as quais estão sempre presentes nos memoriais já produzidos sobre história do muncípio e verificada também no Museu Municipal. O trabalho será dividido em capítulos , sendo que nos capítulos introdutórios nos pautaremos principalmente a partir das questões teóricas , um anexo deverá conter o material produzido para ser utilizado pelos docentes e finalmente no capítulo final faremos um balanço para encerrar o trabalho, buscando fazer as amarras para finalizá-lo. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE TUPANCIRETÃ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: