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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Viana, Lucialine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-04-10T18:36:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-04-10T18:36:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Fontes literárias e a construção de saberes históricos: uma proposta didático-pedagógica no Ensino de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173174 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é a descrição e análise da aplicação de uma metodologia de produção de conhecimento histórico com uma turma da 3ª série, do Ensino Médio, do Colégio da Polícia Militar – Unidade III, localizado na cidade de Araguaína/TO. Dedicamonos a usar a referida metodologia com a turma em questão, porque, como Lee (2006), acreditamos que um dos mecanismos que podem estimular um genuíno processo de ensino e aprendizagem em história é o de oportunizar, aos discentes, um entendimento do saber-fazer historiográfico. Pois, desta forma, há a possibilidade dos educandos entenderem que a História não é apenas um conhecimento de lembranças de eventos passados, mas, sim, o resultado de um processo cognitivo e social. Como fonte empírica, desse exercício de construção de saberes históricos, feito em sala de aula, lançamos mão da literatura. Afinal, a narrativa literária representa uma dada realidade e, apesar de não ter o compromisso com o factível,como é o caso da narrativa histórica, na tentativa de se fazer crível, se remete a um “como poderia ter sido”. É o verossímil, que nos permite antever traços da época em que os escritos literários foram produzidos e tornam a literatura uma fonte riquíssima para a produção de conhecimento histórico. No trabalho, abordamos às relações entre História e Literatura, destacando as atuais discussões sobre essas duas modalidades de representação da realidade, descrevemos o processo de preparação da turma, para a aplicação do procedimento didático proposto e,seguindo reflexões de estudiosos da chamada Educação Histórica, analisamos as narrativas, produzidas pelos discentes, sobre os traços de historicidade, vislumbrados nas fontes literárias trabalhadas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1700 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História | pt_BR |
Título: dc.title | Fontes literárias e a construção de saberes históricos: uma proposta didático-pedagógica no Ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Fontes literárias e a construção de saberes históricos - uma proposta didático-pedagógica no Ensino de História.pdf | Dissertação de Mestrado - ProfHistoria - UFT, 2016 | 1.7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/173174/1/Fontes literárias e a construção de saberes históricos - uma proposta didático-pedagógica no Ensino de História.pdfDownload |
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