Ensino de História em debate: a História da África e cultura afro-brasileira no livro didático e a Escola José Caetano dos Santos na comunidade Quilombola São Vitor – São Raimundo Nonato - PI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Emanuela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-04-10T13:30:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-04-10T13:30:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História em debate: a História da África e cultura afro-brasileira no livro didático e a Escola José Caetano dos Santos na comunidade Quilombola São Vitor – São Raimundo Nonato - PIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173170-
Resumo: dc.description.abstractOs estudos sobre Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira vêm ganhando cada vez mais espaços nos debates acadêmicos. Uma de suas razões é a obrigatoriedade de seu ensino nas instituições escolares, a partir da lei 10.639/ 2003. A proposta deste trabalho é fazer uma análise das diretrizes que regem e orientam este ensino, tentando perceber como estes documentos compreendem conceitos como: Alteridade, Diferença e Identidade e quais demandas sociais inseriram este tema como obrigatório nas legislações educacionais. A partir de uma perspectiva de um ensino para a diversidade, tentaremos fazer uma análise dos discursos textuais e iconográficos de uma coleção didática “História nos dias de Hoje”, editora Leya, do ensino fundamental (6º ao 9º ano) utilizada na Escola José Caetano dos Santos, situada na comunidade Quilombola São Vitor, no município de São Raimundo Nonato, Piauí, como também compreender o processo de escolha e a apropriações que alunos e professores fazem com este material didático. Por fim, este trabalho propõe caracterizar as experiências do ensino de História na escola e sua relação com o passado desta comunidade, elaborando uma coletânea de narrativas, a partir de entrevistas com os moradores mais antigos da comunidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12704 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória e Cultura Africana e Afro-Brasileirapt_BR
Título: dc.titleEnsino de História em debate: a História da África e cultura afro-brasileira no livro didático e a Escola José Caetano dos Santos na comunidade Quilombola São Vitor – São Raimundo Nonato - PIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos