Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Emanuela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-04-10T13:30:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-04-10T13:30:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de História em debate: a História da África e cultura afro-brasileira no livro didático e a Escola José Caetano dos Santos na comunidade Quilombola São Vitor – São Raimundo Nonato - PI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173170 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os estudos sobre Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira vêm ganhando cada vez mais espaços nos debates acadêmicos. Uma de suas razões é a obrigatoriedade de seu ensino nas instituições escolares, a partir da lei 10.639/ 2003. A proposta deste trabalho é fazer uma análise das diretrizes que regem e orientam este ensino, tentando perceber como estes documentos compreendem conceitos como: Alteridade, Diferença e Identidade e quais demandas sociais inseriram este tema como obrigatório nas legislações educacionais. A partir de uma perspectiva de um ensino para a diversidade, tentaremos fazer uma análise dos discursos textuais e iconográficos de uma coleção didática “História nos dias de Hoje”, editora Leya, do ensino fundamental (6º ao 9º ano) utilizada na Escola José Caetano dos Santos, situada na comunidade Quilombola São Vitor, no município de São Raimundo Nonato, Piauí, como também compreender o processo de escolha e a apropriações que alunos e professores fazem com este material didático. Por fim, este trabalho propõe caracterizar as experiências do ensino de História na escola e sua relação com o passado desta comunidade, elaborando uma coletânea de narrativas, a partir de entrevistas com os moradores mais antigos da comunidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12704 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História e Cultura Africana e Afro-Brasileira | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História em debate: a História da África e cultura afro-brasileira no livro didático e a Escola José Caetano dos Santos na comunidade Quilombola São Vitor – São Raimundo Nonato - PI | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ensino de História em debate a História da África e cultura afro-brasileira no livro didático e a Escola José Caetano dos Santos na.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UFT, 2016 | 12,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/173170/1/Ensino de História em debate a História da África e cultura afro-brasileira no livro didático e a Escola José Caetano dos Santos na.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: