Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bringel, Eliane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-04-10T13:06:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-04-10T13:06:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | O uso do filme no Ensino e Aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA em Araguaína-TO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173168 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação tem como objeto de estudo o uso do filme como recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem de História. Tomamos como referência para o tratamento do tema nossa experiência com o uso dos filmes ―A História das Coisas” e ―Tempos Modernos‖. Aplicamos a proposta didática ―Mundo do Trabalho‖ sobre o uso desses filmes na Escola Municipal Zeca Barros, em Araguaína-TO, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos – EJA. O estudo pretende contribuir com reflexões que possam auxiliar o professor em suas práticas em sala de aula quanto à utilização do filme como recurso didático para a construção do conhecimento histórico. Nossa proposta é apresentar experiências advindas do uso do referido recurso, com o objetivo de divulgar resultados que possam ser ajustados a outros ambientes educativos. O estudo foi conduzido a partir de incursões teóricas de autores que se debruçam sobre a temática do ensino de História no Brasil, como Abud (1998, 2009), Bittencourt (2011), em especial autores que se dedicam a relacionar o cinema e o ensino de História, como Fonseca (2009), Saliba (1993) e aqueles que se ocupam em desvelar os pressupostos da didática da disciplina de História como Rüsen (2011). A proposta didática referida foi ancorada nos pressupostos da Aula oficina (BARCA, 2004). Como estratégia metodológica, utilizamos os princípios da pesquisa-ação, cuja abordagem é de natureza qualitativa. Para a geração de dados, recorremos à aplicação de questionários. Sob uso desse aporte teórico e metodológico, os dados apontam para o fato de que o processo ensino-aprendizagem de História pode ocorrer a partir de diálogos teóricos que remetem para discussões acerca do uso de imagens, o que permite abordagens historiográficas que possam nortear a prática docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1287 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático-pedagógico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filme | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Título: dc.title | O uso do filme no Ensino e Aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA em Araguaína-TO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O uso do filme no Ensino e Aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA em Araguaína-TO.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UFT,2016 | 1,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/173168/1/O uso do filme no Ensino e Aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA em Araguaína-TO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: