Os manuais de "História Pátria Regional" e as representações do Ensino de História no Pará do século XX (1902-1906).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Débora-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-04-10T12:37:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-04-10T12:37:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherOs manuais de "História Pátria Regional" e as representações do Ensino de História no Pará no início do século XX (1902-1906)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173166-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo analisar o ensino de História nas escolas primárias do Pará, nas primeiras décadas do século XX, considerando as representações veiculadas nos manuais didáticos Apostilas de História do Pará (1915), de Theodoro Braga, e Noções de História Pátria (1920), de Silvio Nascimento e Raymundo Proença, ambos produzidos por autores paraenses e utilizados nas instituições de ensino desse Estado. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, buscamos investigar a regionalização do ensino de História nas primeiras décadas do século XX e como os manuais analisados apresentaram a História nacional e os processos históricos regionais. O aporte teórico perpassa pelos estudos de Chervel (1990) acerca das disciplinas escolares, de Choppin (2004, 2009) e de Bittencourt (2008) sobre a produção e a utilização de manuais didáticos, travando um diálogo com o conceito de representação de Chartier (1990). Além desses autores, também são relevantes as considerações de Bourdieu (1989) sobre os mecanismos de construção da identidade regional. Com esta pesquisa, pudemos averiguar que a regionalização do ensino de História não é algo recente e que o ensino proposto nos dois manuais que analisamos tinha a pretensão de forjar uma identidade regional para os paraenses, ao mesmo tempo em que ajudava na construção da identidade nacional brasileira.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2530 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectManual Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola Primáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade Regionalpt_BR
Título: dc.titleOs manuais de "História Pátria Regional" e as representações do Ensino de História no Pará do século XX (1902-1906).pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos