Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Cristiano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-04-10T12:27:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-04-10T12:27:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino de História na palma da mão: o WhatsApp como extensão da sala de aula. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173165 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O século XXI nos apresenta um constante crescimento e avanços no campo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), que tiveram e têm desdobramentos em todas as esferas da vida humana, inclusive no âmbito educacional, na medida em que a informação, após sua seleção, interpretação e entendimento, tende a se transformar em conhecimento. Esta dissertação de mestrado destaca a importância dos usos das TDIC como ferramentas de ensino da disciplina de História, enfatizando especificamente o uso pedagógico dos grupos formados dentro da plataforma do aplicativo para dispositivos móveis, chamado WhatsApp, fazendo desse ambiente virtual uma extensão da sala de aula. Seu potencial, como um espaço de aprendizagem móvel, ubíqua e colaborativa, pode facilitar e aprimorar o ensino de História, seja no interior ou fora do ambiente escolar. Este aplicativo pode, desde que utilizado pedagogicamente, disponibilizar ao professor e aos alunos, uma gama de possibilidades para se trabalhar os temas e conteúdos históricos, vindo a promover a construção do conhecimento histórico através do seu uso com fins educativos. O objetivo desta pesquisa é estimular a aprendizagem histórica, pelo viés da mobilidade, ubiquidade e da colaboração, subsidiadas pelo uso dos grupos do WhatsApp. Para tanto, foi necessária à verificação da importância do uso do aplicativo como ferramenta e ambiente que pode promover o ensino e a aprendizagem histórica de forma colaborativa. Através do método da pesquisa-ação, analisamos e intervimos de forma a observar, estimular e mediar grupos criados em uma turma do 3º ano do ensino médio, para que se fosse constatada ou não a hipótese que permeia nossa pesquisa, que é a de que os grupos do WhatsApp podem servir de extensão da sala de aula da disciplina de História. No decorrer do experimento, foi verificando como e em que condições, esse ambiente virtual funciona conforme a hipótese levantada, sendo esses grupos os objetos de estudo desta pesquisa. Nos resultados, foram identificados possibilidades e limites do uso pedagógico do aplicativo, além da sua repercussão com finalidade didática na relação professor/aluno | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2148 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | pt_BR | |
Palavras-chave: dc.subject | Redes Sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de História na palma de mão; o WhatsApp como extensão da sala de aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O Ensino de História na palma da mão o WhatsApp como extensão da sala de aula..pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UFT, 2016 | 2,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/173165/1/O Ensino de História na palma da mão o WhatsApp como extensão da sala de aula..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: