A Educação das Relações Étnicas-raciais e o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Florianópolis (2010 – 2015)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Carina dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-03-30T19:37:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-03-30T19:37:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-30-
identificador: dc.identifier.otherA Educação das Relações Étnicas-raciais e o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Florianópolis (2010 – 2015) - dissertaçãopt_BR
identificador: dc.identifier.otherA Educação das Relações Étnicas-raciais e o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Florianópolis (2010 – 2015) - Guia dos professorespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173163-
Resumo: dc.description.abstractNa presente dissertação de mestrado, da primeira turma Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, pretendo apresentar uma compreensão dos desafios e limites da articulação da Educação das Relações Étnico-raciais, a História e Cultura Africana e Afro-brasileira e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Florianópolis. A partir deste estudo elaborei um material de orientação para professores e gestores da EJA, de modo a contribuir na implementação da política de diversidade étnico-racial na unidade escolar. O lugar de onde falo: mulher negra, professora de História e gestora do EJA Centro I - Matutino. O ponto de partida, a experiência na docência, as problemáticas e os textos elaborados pelos estudantes, entre os anos de 2010 e 2015, bem como questionários aplicados com estudantes e o corpo docente, fontes para o presente estudo. O guia foi estruturado em três partes, quais sejam: História da cidade, África/Cosmovisão e Sociedade. Esperamos que os resultados da investigação colaborem no aperfeiçoamento da prática pedagógica e possibilitem vivências educacionais pautadas na pluralidade e na promoção da igualdade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,67 MBpt_BR
Tamanho: dc.format.extent89,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação das Relações Étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Título: dc.titleA Educação das Relações Étnicas-raciais e o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Florianópolis (2010 – 2015)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons