Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Carina dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-30T19:37:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-30T19:37:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Educação das Relações Étnicas-raciais e o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Florianópolis (2010 – 2015) - dissertação | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | A Educação das Relações Étnicas-raciais e o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Florianópolis (2010 – 2015) - Guia dos professores | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173163 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na presente dissertação de mestrado, da primeira turma Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, pretendo apresentar uma compreensão dos desafios e limites da articulação da Educação das Relações Étnico-raciais, a História e Cultura Africana e Afro-brasileira e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Florianópolis. A partir deste estudo elaborei um material de orientação para professores e gestores da EJA, de modo a contribuir na implementação da política de diversidade étnico-racial na unidade escolar. O lugar de onde falo: mulher negra, professora de História e gestora do EJA Centro I - Matutino. O ponto de partida, a experiência na docência, as problemáticas e os textos elaborados pelos estudantes, entre os anos de 2010 e 2015, bem como questionários aplicados com estudantes e o corpo docente, fontes para o presente estudo. O guia foi estruturado em três partes, quais sejam: História da cidade, África/Cosmovisão e Sociedade. Esperamos que os resultados da investigação colaborem no aperfeiçoamento da prática pedagógica e possibilitem vivências educacionais pautadas na pluralidade e na promoção da igualdade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,67 MB | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 89,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação das Relações Étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Título: dc.title | A Educação das Relações Étnicas-raciais e o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Florianópolis (2010 – 2015) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons