Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | França, Flavio Antonio de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-14T17:54:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-14T17:54:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Contemporaneidade dos Povos Indígenas em Sala de Aula | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/145447 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo aborda como os povos indígenas são apresentados nos livros didáticos reiterando apenas características consolidadas ao longo do tempo como, por exemplo, a permanência dos povos indígenas apenas em florestas ou que todos vivem do mesmo modo desde antes da chegada dos europeus. Analisa também, por meio de uma oficina, se os discursos produzidos por indígenas em suportes textuais e audiovisuais permitem que alunos deficientes visuais construam a perspectiva de que esses povos vivenciam a contemporaneidade e constroem suas identidades de acordo com as dinâmicas das sociedades com que travam contatos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFHISTORIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO DE HISTORIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | POVOS INDIGENAS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | IDENTIDADE INDIGENA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | LIVROS DIDATICOS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | DEFICIENTES VISUAIS | pt_BR |
Título: dc.title | A Contemporaneidade dos Povos Indígenas em Sala de Aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacão profhistória 2016 Flavio Antonio de Souza França.pdf | Dissertação em Ensino de História = ProfHistoria - UNIRIO, 2016 | 1.36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/145447/1/dissertacão profhistória 2016 Flavio Antonio de Souza França.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: