Teatro Cômico e Musicado: uma abordagem histórico-cultural para oficinas em sala de aula (1910-1930)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLoureiro, Luciano Correa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-03-14T15:38:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-03-14T15:38:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherTeatro Comico e Musicadopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/145444-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como proposta um estudo historiográfico-cultural do teatro cômico e musicado durante as décadas de 10 e 20, do século XX, na cidade do Rio de Janeiro, que sirva como material teórico complementar a ser trabalhado em forma de oficinas e seminários, para a disciplina de “História do Teatro Brasileiro”, em cursos técnicos de nível médio, dedicados à formação teatral. Justifica-se tal estratégia por constatar a relevância do tema e sua atualidade num período importante para a historiografia do teatro carioca e brasileiro, mas pouco presente nos conteúdos programáticos, tanto em escolas de teatro, como em disciplinas dedicadas ao estudo do teatro brasileiro no Ensino Médio. O trabalho está dividido em três segmentos amplos sobre a atividade teatral na cidade do Rio de Janeiro durante o segundo e terceiro decênios do século XX e tem, como finalidade, a introdução de questões que possam incitar problematizações e juízo de valores acerca do teatro nesse período. São eles: a) uma historiografia geral sobre o teatro cômico e musicado ocorrido no período; b) os teatros (prédios) existentes na Praça Tiradentes, e o lugar onde processos de socialização entre classes, conflituosos ou não, ocorriam; c) a presença cultural da performance afro-brasileira no teatro cômico e musicado e, consequentemente, as tentativas de depreciação e/ou obscurecimento que sofreu, bem como, sua apropriação cultural, ao longo do período, por uma classe média e branca. O direcionamento deste trabalho vai, portanto, ao encontro de abrir espaços para o debate junto aos alunos, em disciplinas que se ocupem da historiografia do teatro brasileiro, com o objetivo de reconhecer que o teatro cômico e musicado carioca existente na Primeira República, especialmente nos anos 10 e 20, teve significativa importância, efetiva participação e relevância na construção de uma identidade cultural para a população da cidade do Rio de Janeiro, nesse período, possibilitando-se, deste modo, rever os motivos de uma visão crítico-negativa, a ele imputado, pelas décadas seguintes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTORIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINO DE HISTORIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHISTORIA DO TEATROpt_BR
Título: dc.titleTeatro Cômico e Musicado: uma abordagem histórico-cultural para oficinas em sala de aula (1910-1930)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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