Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Loureiro, Luciano Correa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-14T15:38:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-14T15:38:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Teatro Comico e Musicado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/145444 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como proposta um estudo historiográfico-cultural do teatro cômico e musicado durante as décadas de 10 e 20, do século XX, na cidade do Rio de Janeiro, que sirva como material teórico complementar a ser trabalhado em forma de oficinas e seminários, para a disciplina de “História do Teatro Brasileiro”, em cursos técnicos de nível médio, dedicados à formação teatral. Justifica-se tal estratégia por constatar a relevância do tema e sua atualidade num período importante para a historiografia do teatro carioca e brasileiro, mas pouco presente nos conteúdos programáticos, tanto em escolas de teatro, como em disciplinas dedicadas ao estudo do teatro brasileiro no Ensino Médio. O trabalho está dividido em três segmentos amplos sobre a atividade teatral na cidade do Rio de Janeiro durante o segundo e terceiro decênios do século XX e tem, como finalidade, a introdução de questões que possam incitar problematizações e juízo de valores acerca do teatro nesse período. São eles: a) uma historiografia geral sobre o teatro cômico e musicado ocorrido no período; b) os teatros (prédios) existentes na Praça Tiradentes, e o lugar onde processos de socialização entre classes, conflituosos ou não, ocorriam; c) a presença cultural da performance afro-brasileira no teatro cômico e musicado e, consequentemente, as tentativas de depreciação e/ou obscurecimento que sofreu, bem como, sua apropriação cultural, ao longo do período, por uma classe média e branca. O direcionamento deste trabalho vai, portanto, ao encontro de abrir espaços para o debate junto aos alunos, em disciplinas que se ocupem da historiografia do teatro brasileiro, com o objetivo de reconhecer que o teatro cômico e musicado carioca existente na Primeira República, especialmente nos anos 10 e 20, teve significativa importância, efetiva participação e relevância na construção de uma identidade cultural para a população da cidade do Rio de Janeiro, nesse período, possibilitando-se, deste modo, rever os motivos de uma visão crítico-negativa, a ele imputado, pelas décadas seguintes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFHISTORIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO DE HISTORIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | HISTORIA DO TEATRO | pt_BR |
Título: dc.title | Teatro Cômico e Musicado: uma abordagem histórico-cultural para oficinas em sala de aula (1910-1930) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Luciano-Loureiro-trabalho-final-Mestrado-07-09-2016.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UNIRIO, 2016 | 1,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/145444/1/Luciano-Loureiro-trabalho-final-Mestrado-07-09-2016.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: