Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Paula Soares, Sandramara Kusano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sparano Reich, Silvia Teresa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Foerster, Marion do Rocio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Valaski, Simone | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-01-12T12:20:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-01-12T12:20:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia de Aplicação da Sequência Didática | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo Documentário "O rio e a cidade, a cidade e o rio" | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/140647 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta de projeto apresentada pelo Setor de Educação Profissional e tecnológica (SEPT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em atenção ao Edital ANA - CAPES/DEB Nº 18/2015 - Programa de Apoio à Produção de Material Didático para a Educação Básica - Projeto Água, teve como objeto a construção e de um material didático constituído de uma página HTML contendo uma sequência didática a ser trabalhada com estudantes da Educação Básica que objetiva a conscientização acerca da proteção e recuperação dos corpos hídricos existentes no meio urbano. Os recursos didáticos foram moldados para utilização por professores em ambientes virtuais de aprendizagem e outros repositórios existentes nas escolas, com ferramentas e atividades adaptáveis a qualquer contexto de escola ou geográfico de qualquer município brasileiro. A sequência didática vai orientar o trabalho com os estudantes na seguinte ordem, em quatro etapas: Etapa 1 - discussão inicial sobre a alteração da paisagem durante o processo de ocupação de uma parte do território do município de Curitiba/PR, tendo como foco a hidrografia, a partir de um documentário em vídeo; Etapa 2 - levantamento de indicadores da percepção dos estudantes sobre os corpos hídricos existentes no território em estudo, por meio de questionário impresso e quiz online; Etapa 3 - construção de um jogo didático de mapeamento do território em estudo; Etapa 4 - produção de material impresso ou multimídia sobre a temática da recuperação e preservação dos rios urbanos, com propostas de ações a serem praticadas pela comunidade escolar e do entorno da escola. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | VÍDEO | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rios Urbanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Curitiba | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Preservação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rio Belém | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Quiz | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeo Documentário | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Percepção da hidrografia no meio urbano e conscientização quanto à preservação dos corpos hídricos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Documentario.mp4 | O rio e a cidade, a cidade e o rio | 292,83 MB | Video MP4 | /bitstream/capes/140647/1/Documentario.mp4Download |
ÁGUA_Cartilha_final.pdf | Sequência Didática | 2,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/140647/2/ÁGUA_Cartilha_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: