Arquivo: Documentario.mp4

Percepção da hidrografia no meio urbano e conscientização quanto à preservação dos corpos hídricos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Paula Soares, Sandramara Kusano-
Autor(es): dc.contributor.authorSparano Reich, Silvia Teresa-
Autor(es): dc.contributor.authorFoerster, Marion do Rocio-
Autor(es): dc.contributor.authorValaski, Simone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-01-12T12:20:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-01-12T12:20:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherGuia de Aplicação da Sequência Didáticapt_BR
identificador: dc.identifier.otherVídeo Documentário "O rio e a cidade, a cidade e o rio"pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/140647-
Resumo: dc.description.abstractA proposta de projeto apresentada pelo Setor de Educação Profissional e tecnológica (SEPT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em atenção ao Edital ANA - CAPES/DEB Nº 18/2015 - Programa de Apoio à Produção de Material Didático para a Educação Básica - Projeto Água, teve como objeto a construção e de um material didático constituído de uma página HTML contendo uma sequência didática a ser trabalhada com estudantes da Educação Básica que objetiva a conscientização acerca da proteção e recuperação dos corpos hídricos existentes no meio urbano. Os recursos didáticos foram moldados para utilização por professores em ambientes virtuais de aprendizagem e outros repositórios existentes nas escolas, com ferramentas e atividades adaptáveis a qualquer contexto de escola ou geográfico de qualquer município brasileiro. A sequência didática vai orientar o trabalho com os estudantes na seguinte ordem, em quatro etapas: Etapa 1 - discussão inicial sobre a alteração da paisagem durante o processo de ocupação de uma parte do território do município de Curitiba/PR, tendo como foco a hidrografia, a partir de um documentário em vídeo; Etapa 2 - levantamento de indicadores da percepção dos estudantes sobre os corpos hídricos existentes no território em estudo, por meio de questionário impresso e quiz online; Etapa 3 - construção de um jogo didático de mapeamento do território em estudo; Etapa 4 - produção de material impresso ou multimídia sobre a temática da recuperação e preservação dos rios urbanos, com propostas de ações a serem praticadas pela comunidade escolar e do entorno da escola.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeVÍDEOpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRios Urbanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCuritibapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConscientizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPreservaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRio Belémpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuizpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVídeo Documentáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titlePercepção da hidrografia no meio urbano e conscientização quanto à preservação dos corpos hídricospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Documentario.mp4O rio e a cidade, a cidade e o rio292.83 MBVideo MP4/bitstream/capes/140647/1/Documentario.mp4Download
ÁGUA_Cartilha_final.pdfSequência Didática2.18 MBAdobe PDF/bitstream/capes/140647/2/ÁGUA_Cartilha_final.pdfDownload