
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Francélio Ângelo de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-07-21T20:27:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-07-21T20:27:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2026-07-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/2674 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Racismo_Universitario_Sofrimento_Psiquico_Estudante_Negra.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1181051 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo analisa a experiência de uma estudante negra no curso de Direito de uma universidade privada em Fortaleza, Ceará, com foco nas manifestações de racismo e seus efeitos na constituição subjetiva. Parte-se do pressuposto de que o racismo, no contexto universitário, opera não apenas por meio de práticas discriminatórias explícitas, mas também por mecanismos sutis de deslegitimação intelectual e exclusão simbólica. O objetivo consiste em compreender como essas dinâmicas incidem sobre a trajetória acadêmica e produzem sentimentos de não pertencimento, estrangeiridade e sofrimento psíquico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, baseada em entrevista semiestruturada, cuja análise foi orientada por uma perspectiva hermenêutico-psicanalítica, articulada aos estudos críticos sobre raça. Os resultados evidenciam que a participante é submetida a uma lógica de prova constante de sua capacidade intelectual, revelando a persistência de processos de desumanização e epistemicídio no interior da universidade. Tais experiências produzem efeitos subjetivos significativos, incluindo angústia, desejo de desistência e isolamento, ao mesmo tempo em que mobilizam estratégias de resistência e afirmação. Conclui-se que a universidade, embora amplie o acesso, ainda reproduz estruturas raciais que comprometem a permanência e o reconhecimento de estudantes negros, exigindo a implementação de práticas institucionais efetivamente antirracistas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 180 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo universitário | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sofrimento psíquico | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudante negra | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Não pertencimento | pt_BR |
| Título: dc.title | A trajetória de uma estudante negra na universidade: estrangeiridade, (im)pertinências e sofrimento psíquico | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons