
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UERJ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Anderson | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Frias, Sandra Rabello | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Adriana Limeira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-07-19T22:22:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-07-19T22:22:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2026-07-19 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Desafio dos Labirintos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1180990 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Caderno de Desafios – Labirintos é um material educativo desenvolvido por Anderson Amaral, Sandra Rabello e Adriana Limeira com o objetivo de promover a estimulação cognitiva por meio de atividades lúdicas que desafiam o raciocínio e a busca por soluções. Os exercícios de labirinto favorecem o desenvolvimento e a manutenção de funções cognitivas, como atenção, concentração, planejamento, percepção visuoespacial, coordenação visuomotora, funções executivas, orientação espacial e resolução de problemas. O material integra as ações de Estimulação Cognitiva e Envelhecimento Ativo da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UnATI/UERJ) e destina-se a idosos, adultos, cuidadores, estudantes e profissionais das áreas da saúde e da educação. Pode ser utilizado em atendimentos individuais, oficinas terapêuticas, grupos de convivência e atividades domiciliares, constituindo uma estratégia acessível para incentivar a participação ativa, preservar o desempenho cognitivo e contribuir para a promoção da saúde, da autonomia e da qualidade de vida. Este material é gratuito, sem fins lucrativos, e foi desenvolvido com finalidade exclusivamente educativa, visando ampliar o acesso a recursos de estimulação cognitiva e educação em saúde. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4.24 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognição | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estimulação Cognitiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Idoso Ativo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento Ativo | pt_BR |
| Título: dc.title | Desafio dos Labirintos - UnATI UERJ | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | UnATI UERJ | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Oficina Arte e Ludicidade | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Desafio Labirintos.pdf | 4,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1180990/2/Desafio Labirintos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons