
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Neves, Fagner Henrique Guedes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-06-08T12:56:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-06-08T12:56:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2026-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://youtu.be/2fJ7A1qP7zI?si=cz0U2EIFqa9rpoxj | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1179731 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este relato de experiência aborda um histórico marcado por compromissos com a interculturalidade, a reflexividade crítica sobre a docência e a inclusão social de identidades minoritárias por meio da promoção de práticas de ensino. Especificamente, trata da seguinte questão: como a atuação docente em um programa de pós-graduação stricto sensu de uma Universidade Federal brasileira pode converter-se num espaço e processo de pesquisa e formação profissional voltado à inclusão, à interculturalidade e à reflexividade crítica? Seu objetivo é investigar atuação docente realizada no programa entre 2024 e 2025 como espaço e processo de formação profissional e práxis crítico-reflexiva acerca da inclusão e da interculturalidade. Para tanto, adota um desenho metodológico de natureza qualitativa e participativa, sustentado em ações de planejamento e realização de práticas de ensino e de sessões de orientação, bem como em observações diretas acompanhadas por diário de campo e análises de conteúdo. O relato lança proposições situadas no ponto de encontro entre a experiência vivida e o futuro desejado, que podem mover espaços, práticas, relações e atores na direção dessas pautas humanísticas urgentes. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | DIVERSIDADE, INCLUSÃO E ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE EM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Vídeos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons