
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas Visconde da Graça | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Marilei Moraes da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Hentges, Angelita | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-05-13T19:30:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-05-13T19:30:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | marilei_silva_dissertacao_ppgcited | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1178835 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar como foi o preparo acadêmico da professora de educação básica, na construção de planejamento individual para alunos com dificuldades de aprendizagem. Como fruto dessa pesquisa, trago como produto, um guia de orientações para organização de um planejamento inclusivo e uma oficina criativa com adaptações de atividades pedagógicas, como ferramenta para o trabalho docente voltado para alunos com dificuldades na aprendizagem na alfabetização. A metodologia de pesquisa foi de cunho qualitativo, através de pesquisa participante. A coleta de dados aconteceu através de quatro encontros virtuais e um questionário via e-mail. Sendo três encontros como conversas e um encontro para análise do planejamento. Os encontros foram gravados e posteriormente transcritos. O referencial teórico aborda Maurice Tardif (2017) sobre a formação e ação docente, Antônio Nóvoa (1991) aborda a formação continuada e a autoformação docente, trazendo na educação inclusiva Maria Teresa Mantoan (2011) e Alícia Fernandez (2001) e na linha da alfabetização Magda Soares (2021). Acreditamos que esta pesquisa venha contribuir para a ação docente e para os cursos de formação acadêmica. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | formação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | teoria e prática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | educação inclusiva | pt_BR |
| Título: dc.title | Desafios da Educação Inclusiva: o planejamento pedagógico na alfabetização | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ciências e Tecnologias na Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| marilei_silva_dissertacao_ppgcited.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1178835/2/marilei_silva_dissertacao_ppgcited.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons