
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rezende, Erika | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rezende da Silva, Simone | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-05-03T00:57:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-05-03T00:57:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2026-05-02 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto_Erika Karina Rodrigues Rezende | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1178573 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional, em formato de guia, intitulado Educação e Territórios de Vulnerabilidade: Práticas Docentes Transformadoras nas Palafitas de Santos foi desenvolvido com o objetivo de oferecer suporte pedagógico a professores do ciclo de alfabetização que atuam em territórios de vulnerabilidade. Com base na história e identidade da comunidade das palafitas de Santos, o material propõe práticas educativas que integram a cultura da paz, a valorização do território e o fortalecimento da relação entre escola e comunidade. Ele é o resultado das reflexões teóricas e das práticas desenvolvidas na elaboração da dissertação “Ensino e questões socioterritoriais – reflexões sobre práticas docentes na inclusão” no âmbito do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da UNIMES. Estruturado em quatro sequências didáticas, o guio aborda temas essenciais para a formação cidadã e para a construção de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor. A primeira sequência “Explorando a história da Palafita”; a segunda “Mulheres da Comunidade: Protagonismo e Resistência; a terceira “Descobrindo nossas raízes” e a quarta “Educação para a Paz: Construindo Pontes de Respeito e Diálogo”. Ao longo das atividades, os estudantes foram incentivados a refletir sobre sua realidade, reconhecer suas potencialidades e agir como agentes de transformação social. O guia também estimula a participação ativa da comunidade no processo educativo, consolidando o vínculo entre o território e a escola. Este material reflete o compromisso com uma educação significativa, transformadora e promotora de cidadania, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 13,9 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Vulnerabilidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas Docentes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Território | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação e território de vulnerabilidade: Práticas docentes transformadoras nas palafitas de Santos-SP | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto_Erika Karina Rodrigues Rezende.pdf | 13,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1178573/2/Produto_Erika Karina Rodrigues Rezende.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons