
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Azevêdo, Rejane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-05-01T20:19:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-05-01T20:19:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Revista Self Ambiental | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1178534 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Na Escola Estadual Otávio Lamartine, crianças do 3º ano se tornaram pequenas filósofas e guardiãs da natureza. A Ação Educativa Filosófica do Self Ambiental, é o produto do Mestrado Profissional em Filosofia - UERN/Caicó, construída a partir da teoria do interacionismo simbólico de George Herbert Mead, sob orientação da Profª Drª Shirlene S. Mafra Medeiros. O trabalho promoveu uma série de experiências que entrelaçaram pensamento e prática, razão e emoção, teoria e chão de terra. Com ações que vão desde a leitura sensível de histórias até o plantio de mudas nativas da caatinga, as crianças foram convidadas a refletir sobre quem são, como se relacionam com os outros e com o ambiente onde vivem. Com olhos brilhando, ouviram músicas, expressaram emoções, brincaram com conceitos complexos como “eu”, “mim” e “self”, e escreveram definições espontâneas sobre filosofia e identidade — sempre com muito afeto e sentido. Essa proposta ousada e carinhosa não só desenvolveu competências cognitivas e socioemocionais, como também plantou em cada participante uma semente de pertencimento e responsabilidade socioambiental. Ao olhar para si, para o outro e para a natureza, essas crianças revelaram: cuidar é um ato de pensamento. Pensar é um gesto de amor. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Digital | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Self ambiental; Educação; Filosofia | pt_BR |
| Título: dc.title | Revista Self Ambiental: filosofia viva na escola | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Filosofia - PROF-FILO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Revista Self ambiental (1).pdf (1).pdf | 21,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1178534/2/Revista Self ambiental (1).pdf (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons