
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | QUEIROZ SILVA, ANNILMA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | DE OLIVEIRA, PATRÍCIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-04-30T10:50:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-04-30T10:50:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Este caderno está associado à pesquisa chamada “O Atendimento Educacional Especializado a estudantes com Transtorno do Espectro Autista nos campi do Instituto Federal Baiano”, submetida ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfETP), disponibilizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - campus Catu. O "Caderno de Inspirações: O Atendimento Educacional Especializado a estudantes com Transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica", elaborado como um recurso educacional, integra os resultados de uma pesquisa realizada durante um mestrado profissional. Esse material foi desenvolvido para colaborar com a aplicação prática do conhecimento em situações reais, servindo como uma fonte de ideias para a implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para educandos com autismo. No início do planejamento da pesquisa, foi identificado o desejo de criar um recurso educacional focado na prática do AEE, com o intuito de auxiliar na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). Assim, um dos objetivos específicos do estudo foi elaborar um Caderno de Inspirações que oferecesse recomendações para o AEE destinado a educandos com TEA na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este documento apresenta informações relevantes sobre as características do TEA, atenção e suporte em relação ao seu processo de escolarização, incluindo recomendações que podem servir de inspiração para o trabalho de educadores de AEE no que diz respeito à inclusão de indivíduos com TEA no ambiente escolar. O objetivo não é apresentar um "manual definitivo" para os educadores, mas sim oferecer um recurso que possa motivar, auxiliar e aprimorar a atuação pedagógica dos professores de AEE, com propostas para atender alunos autistas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. A disposição dos assuntos aqui expostos resultou da troca de vivências com os docentes envolvidos na pesquisa que originou este Caderno. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1175230 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este caderno está associado à pesquisa chamada “O Atendimento Educacional Especializado a estudantes com Transtorno do Espectro Autista nos campi do Instituto Federal Baiano”, submetida ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfETP), disponibilizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - campus Catu. O "Caderno de Inspirações: O Atendimento Educacional Especializado a estudantes com Transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica", elaborado como um recurso educacional, integra os resultados de uma pesquisa realizada durante um mestrado profissional. Esse material foi desenvolvido para colaborar com a aplicação prática do conhecimento em situações reais, servindo como uma fonte de ideias para a implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para educandos com autismo. No início do planejamento da pesquisa, foi identificado o desejo de criar um recurso educacional focado na prática do AEE, com o intuito de auxiliar na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). Assim, um dos objetivos específicos do estudo foi elaborar um Caderno de Inspirações que oferecesse recomendações para o AEE destinado a educandos com TEA na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este documento apresenta informações relevantes sobre as características do TEA, atenção e suporte em relação ao seu processo de escolarização, incluindo recomendações que podem servir de inspiração para o trabalho de educadores de AEE no que diz respeito à inclusão de indivíduos com TEA no ambiente escolar. O objetivo não é apresentar um "manual definitivo" para os educadores, mas sim oferecer um recurso que possa motivar, auxiliar e aprimorar a atuação pedagógica dos professores de AEE, com propostas para atender alunos autistas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. A disposição dos assuntos aqui expostos resultou da troca de vivências com os docentes envolvidos na pesquisa que originou este Caderno. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Título: dc.title | CADERNO DE INSPIRAÇÕES: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional_Annilma.pdf | 5,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1175230/2/Produto Educacional_Annilma.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons