
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lacerda Queiroz Costa, André | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Carneiro da Fonseca Júnior, Osiel | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Antunes Ferreira da Silva, Leonardo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-04-22T19:37:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-04-22T19:37:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2026-04-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/2251 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ARTIGO_Midia_MedidasCautelares_ProcessoPenal.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1175009 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho analisa a influência da mídia — frequentemente marcada pela seletividade e pela espetacularização — na construção de narrativas capazes de antecipar juízos de culpa e reforçar estigmas sociais. Nesse contexto, investiga-se em que medida a atuação midiática interfere na imposição ou flexibilização de medidas cautelares no âmbito do processo penal. O objetivo geral consiste em examinar essa influência, evidenciando as tensões entre a liberdade de imprensa, a imparcialidade judicial e a efetividade das garantias constitucionais. A relevância da pesquisa decorre do papel central da mídia na formação da opinião pública, o que pode gerar pressões indiretas sobre decisões judiciais, sobretudo em casos de grande repercussão. Nessas circunstâncias, a intensa visibilidade midiática tende a favorecer decisões mais rigorosas, potencialmente comprometendo o devido processo legal. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com abordagem interpretativa, fundamentada na análise de princípios constitucionais, como a presunção de inocência, a imparcialidade judicial e a liberdade de imprensa. Para tanto, utilizam-se revisão bibliográfica, análise documental e estudo de casos concretos. Conclui-se, em caráter preliminar, que a influência midiática no processo penal revela-se complexa e multifacetada, exigindo a delimitação de parâmetros éticos e jurídicos que preservem a independência judicial e assegurem um sistema de justiça democrático. Tal equilíbrio é essencial para compatibilizar a transparência informativa com a proteção dos direitos fundamentais, evitando julgamentos antecipados e garantindo decisões fundamentadas estritamente na legalidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 390 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Medidas cautelares | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo penal | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Presunção de inocência | pt_BR |
| Título: dc.title | A influência da mídia na aplicação das medidas cautelares penais: tensões entre liberdade de imprensa, imparcialidade judicial e garantias constitucionais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons