
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | ARENHART, CHRISTIAN | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Binotto, Rosane Rossato | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-04-17T19:10:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-04-17T19:10:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2026-03-02 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1174908 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Cara Professora, Caro Professor, Compartilho com você este material que preparei com base na minha dissertação para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) intitulada “GAMIFICAÇÃO ANALÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: A MATERIALIZAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE 6º E 7º ANOS”, desenvolvida sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Rosane Rossato Binotto. Com esse material oferece-se aos professores uma atividade orientadora de ensino (AOE) na forma de guia de construção de jogos que possibilite trabalhar gamificação analógica. Apresenta-se um guia para a construção e aplicação de três jogos que podem ser utilizados para explorar conceitos, estudados por estudantes de 6º e 7º anos, sendo que dois desses jogos aborda operações de soma, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros, racionais, e o terceiro jogo trabalha critérios de divisibilidade. Os jogos educacionais denominados “Trilha Matemática, Dominó Matemático e Baralho de Critérios de Divisibilidade” foram construídos e aplicados a estudantes em uma experiência de ensino que utilizou a metodologia ativa gamificação analógica. A Trilha Matemática e o Dominó Matemático podem ser desenvolvidos, adaptados e aplicados conforme o conteúdo que se deseja trabalhar, tais como operações de soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, aprofundando os estudos de conceitos matemáticos em turmas do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental. No primeiro jogo apresentado, a Trilha Matemática, sugere-se que os estudantes construam esse jogo a partir das orientações apresentadas pelo professor. Ele tem como objetivo estudar as operações soma, subtração, multiplicação e divisão com números racionais na forma de frações e de números decimais. O segundo jogo apresentado é o Dominó Matemático, que pode ser utilizado para estudar operações com números decimais. O terceiro jogo, o Baralho de Critérios de Divisibilidade foi criado para estudar critérios de divisibilidade dos números 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | GAMIFICAÇÃO ANALÓGICA: GUIA PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE MATEMÁTICA PARA 6º E 7º ANOS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| VersaoFinal Recurso_educacional_Christian_final.docx (2).pdf | 13,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1174908/2/VersaoFinal Recurso_educacional_Christian_final.docx (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons