
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Bruno Lima dos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Malacarne, Robson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-03-17T14:10:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-03-17T14:10:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional__Porta_Em_Porta_Rede_Cursinhos_Populares | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1174140 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho investiga as potencialidades dos cursinhos populares como espaços de formação político-social de sujeitos periféricos, a partir da análise do Cursinho Popular Atitude e da rede de cursinhos atuantes na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), no Espírito Santo. Partindo da pergunta norteadora “Como as representações sociais sobre o ensino superior dos sujeitos periféricos são afetadas pelos Cursinhos Populares da RMGV?”, o estudo objetiva compreender, por meio das vozes dos sujeitos envolvidos, as implicações simbólicas, pedagógicas e políticas dessas experiências educativas na constituição de trajetórias escolares e projetos de vida de jovens oriundos das periferias urbanas. A pesquisa se inscreve no campo das abordagens qualitativas, configurando-se como um estudo de caso com inspiração crítico-interpretativa. Os procedimentos metodológicos envolveram análise documental (Lei Estadual nº 11.917/2023 e a obra Cursinho Popular Atitude: práticas, ensino e sala de aula), aplicação de questionários e realização de entrevistas semi estruturadas com ex-estudantes e com a parlamentar autora da referida legislação. Os dados empíricos foram tratados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), articulada ao referencial teórico das Teorias das Representações Sociais (Moscovici, 2015), da Educação Popular (Freire, 2016; Gohn, 2010) e dos estudos sobre movimentos sociais e subjetividades políticas. Os resultados evidenciam que os cursinhos populares constituem-se como territórios educativos que transcendem a função instrumental de preparação para exames seletivos, conformando espaços de pertencimento, emancipação e produção de sentidos anti-hegemônicos sobre juventude, periferia e universidade. As práticas pedagógicas analisadas dialogam com a perspectiva freireana de educação como prática de liberdade e revelam um compromisso com a formação crítica, solidária e coletiva. Como produto educacional vinculado à pesquisa, foi elaborado um e-book intitulado De Porta em Porta: a Rede de Cursinhos Populares da Grande Vitória e as Oportunidades de Acesso ao Ensino Superior, que sistematiza um mapeamento afetivo desses espaços, articulando dados institucionais, marcos legais e as narrativas dos sujeitos que constroem cotidianamente essas experiências. A pesquisa contribui, assim, para o fortalecimento do debate sobre a educação não formal como estratégia de enfrentamento das desigualdades educacionais, reafirmando a centralidade dos cursinhos populares como instrumentos de luta, resistência e afirmação de projetos coletivos de transformação social. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 13.750KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Popular | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Representações Sociais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cursinho Popular | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventudes Periféricas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaços de Educação Não Formal | pt_BR |
| Título: dc.title | De porta em porta: a rede de cursinhos populares da grande Vitória e as oportunidades de acesso ao ensino superior | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons