
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lena, Ângelo Valentim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-03-13T16:11:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-03-13T16:11:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2026-03-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Este estudo apresenta uma estimativa da população infantil residente no território formado pelo bairro Altos do São Gonçalo e pelo conglomerado residencial Parque Atalaia, no município de Cuiabá (MT), considerando o ano-base 2026. A pesquisa integra as ações de microplanejamento educacional desenvolvidas pela Coordenadoria de Microplanejamento Educacional (CMPE) da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. A metodologia combina estimativa demográfica indireta baseada no número de domicílios com validação empírica a partir da observação das coortes etárias efetivamente atendidas pelas unidades educacionais do território. Foram considerados aproximadamente 1.382 domicílios no conglomerado residencial analisado, excluindo-se do cálculo o Condomínio Iguatemi Residence (250 domicílios), devido ao seu padrão socioeconômico diferenciado e baixa utilização da rede pública municipal. Aplicando-se a média de 3,2 moradores por domicílio, estima-se uma população aproximada de 4.422 habitantes. A partir da observação da matrícula real na EMEB Floriano Bocheneki, que atende cerca de 150 crianças na pré-escola, foi possível inferir a presença de coortes etárias de aproximadamente 75 crianças por idade. Esse parâmetro permite estimar cerca de 150 crianças entre 4 e 5 anos e aproximadamente 300 crianças entre 0 e 3 anos no território. Os resultados indicam a existência de pressão territorial significativa por vagas em creche, uma vez que o CEIC Professor Aecim Tocantins atende aproximadamente 128 crianças, número substancialmente inferior à demanda estimada para a faixa etária de 0 a 3 anos. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1171936 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo apresenta uma estimativa da população infantil residente no território formado pelo bairro Altos do São Gonçalo e pelo conglomerado residencial Parque Atalaia, no município de Cuiabá (MT), considerando o ano-base 2026. A pesquisa integra as ações de microplanejamento educacional desenvolvidas pela Coordenadoria de Microplanejamento Educacional (CMPE) da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. A metodologia combina estimativa demográfica indireta baseada no número de domicílios com validação empírica a partir da observação das coortes etárias efetivamente atendidas pelas unidades educacionais do território. Foram considerados aproximadamente 1.382 domicílios no conglomerado residencial analisado, excluindo-se do cálculo o Condomínio Iguatemi Residence (250 domicílios), devido ao seu padrão socioeconômico diferenciado e baixa utilização da rede pública municipal. Aplicando-se a média de 3,2 moradores por domicílio, estima-se uma população aproximada de 4.422 habitantes. A partir da observação da matrícula real na EMEB Floriano Bocheneki, que atende cerca de 150 crianças na pré-escola, foi possível inferir a presença de coortes etárias de aproximadamente 75 crianças por idade. Esse parâmetro permite estimar cerca de 150 crianças entre 4 e 5 anos e aproximadamente 300 crianças entre 0 e 3 anos no território. Os resultados indicam a existência de pressão territorial significativa por vagas em creche, uma vez que o CEIC Professor Aecim Tocantins atende aproximadamente 128 crianças, número substancialmente inferior à demanda estimada para a faixa etária de 0 a 3 anos. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Plano Creche 50% | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação municipal de Cuiabá | pt_BR |
| Título: dc.title | Estimativa da População Infantil (0–5 anos) no Bairro Altos do São Gonçalo e Área de Influência do Parque Atalaia – Cuiabá/MT | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Pedagogia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História da Educação, Gestão Pública | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons